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4 INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CHECAR ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO

nov , 14
4 INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CHECAR ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO

Já vimos aqui no blog que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo. Somos uma nação de sonhadores, que fazem acontecer seja de forma planejada ou no improviso, por necessidade. Na Formiga Marketing, somos apaixonadas por planejamento estratégico. Por isso, incentivamos os futuros donos de negócios a seguirem essa trilha de forma mais organizada e preparada.

Primeiramente, antes de abrir as portas, é importante elaborar um plano de negócios. Sendo assim, independente do formato do seu plano, separamos 4 informações que você deve avaliar antes de investir tempo e dinheiro na sua grande ideia.

1. Crescimento da demanda

O principal combustível de qualquer empresa são as pessoas. Dependendo do ramo de atuação do negócio que você quer abrir, seu cliente terá um perfil de idade, gênero, renda, profissão, comportamento. Concorda?

Dessa forma, defina para quem é destinada a empresa que você quer lançar. Logo depois, pesquise se esse perfil de pessoas está em ascensão ou declínio. Além disso, estude se a demanda pelo tipo de produto/serviço que você quer oferecer está em crescimento e por quê.

Reflita: o perfil do público-alvo e o volume e crescimento de demanda por pet shops e videolocadoras são bem diferentes, não é mesmo? Ou seja, um negócio viável deve ter demanda crescente na região que você deseja atender.

2. Crescimento do setor

Não se pode avaliar a demanda sem olhar para a oferta! Pesquise dados sobre o seu setor. Entenda que tipo e porte de empresa compõe esse segmento e quantos concorrentes diretos você terá.

O setor e a concorrência direta estão em crescimento em faturamento e em número de unidades? Um negócio atrativo, portanto, deve apresentar mais demanda que oferta ou, então, uma demanda de clientes insatisfeita com os ofertantes atuais.

3. Principais investimentos

Existem oportunidades surgindo a cada momento e em todo lugar. Porém, nem sempre elas são adequadas ao bolso do futuro empreendedor. Infelizmente, uma das principais razões de tantas empresas fecharem antes de completarem um ano é a falta de planejamento financeiro.

Por isso, entenda quais são os principais recursos humanos, materiais e financeiros de que você precisará para abrir a empresa e mantê-la funcionando até ter lucro. Alguns investimentos maiores poderão ser deixados para o futuro, conforme você ganha fôlego, mas nem tudo pode “ficar para depois”. Nesse sentido, quanto menos amadora e mais planejada for sua marca, mais chance de sucesso você terá em menor tempo.

Pesquisar franquias ou startups do setor é uma ótima dica para ter referência do volume de investimento necessário para seu negócio. Isso porque esse tipo de empresa, muitas vezes, divulga informações importantes, como investimento inicial e faturamento médio.

4. Suas virtudes e limitações

O último – mas não menos importante – ponto que você deve avaliar ao entender a viabilidade da sua ideia é conhecer a si próprio. Um bom dono de negócio entende suas qualidades e seus pontos de melhoria. Portanto, explore ao máximo suas forças na hora de planejar como será sua empresa.

Suas deficiências, por sua vez, devem ser analisadas com sensatez. Caso lhe faltem habilidades simples de serem aprendidas, preveja cursos de capacitação no seu plano. Além disso, existem limitações que fogem do interesse ou capacidade do fundador. Nesses casos, vale pensar em quem pode complementar seu perfil profissional: um sócio investidor, administrador ou alguém à frente da operação. Uma equipe multidisciplinar e com talentos complementares sempre tende a enriquecer a empresa.

Esperamos que essas dicas te inspirem a abrir seu negócio com mais cautela, inteligência de mercado e visão estratégica. São informações valiosas de se checar, seja seu futuro negócio um carrinho de picolé ou uma grande corporação. Conheça o território, planeje sua trilha e prepara-se para crescer.

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