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5 razões para contratar uma consultoria de marketing

jul , 30
5 razões para contratar uma consultoria de marketing

Na vida de um empresário, é provável que ele passe por momentos em que se sinta desamparado. Pode ser, por exemplo, que ele não consiga identificar os motivos que impedem a própria empresa de crescer. Pode, ainda, questionar-se sobre como vencer a concorrência, por onde começar ou mesmo sobre como fazer o negócio prosperar. Enfim, isso é normal e acontece em diversas circunstâncias da vida de uma empresa. Consequentemente, durante essas crises, muitos líderes podem se perguntar: será que preciso de uma consultoria de marketing para me guiar?

A proposta do artigo de hoje é, justamente, ajudar você, que ainda não sabe se essa é ou não a melhor escolha. Por isso, separamos algumas razões plausíveis para sua empresa contratar uma consultoria de marketing.

 

Consultorias apontam pontos cegos

Quem já passou pelo constrangimento de ter um feijão no dente ou uma folha no cabelo sabe: tem coisas que somente outras pessoas percebem, por mais que a gente procure o que há de errado. Inegavelmente, a visão externa, de uma figura neutra, auxilia na percepção dos pontos fortes e fracos reais da sua empresa. Assim, você começará a perceber o que antes não via, por estar muito imerso na operação.

 

Estratégia é o DNA da consultoria de marketing

Diferentemente de agências, produtores e freelancers, o papel do consultor é orientação estratégica. Porém, por questões de custos e disponibilidade no mercado, sabemos que é difícil ter, na equipe, pessoas com experiência e formação de peso, que possam desempenhar papel estratégico em um cargo de confiança. Logo, contratar uma consultoria pode ser a solução mais viável para quem precisa de assessoria temporária com o intuito de traçar metas e estratégias de crescimento.

 

Mais confiança na tomada de decisão

Ser empreendedor está entre as profissões mais estressantes que existem. Isso acontece, sobretudo, pela carga de responsabilidade inerente a essa função. Ademais, há muitas incertezas e uma avalanche de decisões que precisam ser tomadas todos os dias. Em contraste com o assalariado “fazedor”, o empresário tem o destino nas próprias mãos, o que nem sempre é fácil.

Nesse sentido, a consultoria de marketing auxilia a receber e interpretar informações e oportunidades com o olhar apurado de especialistas. Por conseguinte, estudos e pesquisas de mercado passarão a servir de embasamento para qualquer decisão a ser tomada na empresa. Isso diminui o risco de o empreendedor pisar em falso, além de torná-lo mais confiante.

 

Consultorias de marketing podem ajudar a inovar

Pessoas novas sempre trazem consigo ideias novas. Portanto, um grande benefício da ajuda externa especializada é o frescor de novas ideias que vem junto com a contratação. Isso se justifica porque as consultorias – como a Formiga – normalmente atendem ou já atenderam uma grande diversidade de setores e empresas. Dessa maneira, elas têm sua capacidade de criação potencializada. Isto é, aprendem com as melhores práticas de diversos clientes e, como consequência, prestam um serviço cada vez melhor.

Além disso, a consultoria não tem os “vícios” de quem já trabalha no seu negócio ou no mesmo mercado. Em outras palavras, ela não dita “como as coisas são sempre feitas”, o que é muito positivo. A consultoria pode nos fazer pensar e sugerir ideias fora da caixa. Estas, por sua vez, não precisam ser caras, mas, sim, garantir bons resultados para o negócio.

 

Evita que empresas fechem

Infelizmente, mais de um quarto das empresas no Brasil fecham antes de completar um ano. Isso ocorre, principalmente, por falta de gestão, capacitação e planejamento, que são, exatamente, os três pontos-chave das consultorias de planejamento estratégico de marketing. Então, focar nesses aspectos com auxílio da consultoria permitirá que seu negócio evolua, seja ele embrionário ou amadurecido, buscando reinvenção.

Espero que este texto tenha ajudado você a decidir qual é o melhor momento para contratar uma consultoria de marketing. O mais relevante, como sempre orientamos nossos clientes, é que você analise com cautela os motivos e benefícios. Desse modo, poderá tomar uma decisão ponderada e preparar seu negócio para crescer.

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