Blog

A diferença entre líder e gestor

A diferença entre líder e gestor

Antes de mais nada, é importante entender a diferença que existe entre líder e gestor. Está mais ligado à atitude do que ao cargo, e é muito importante saber que existem momentos e situações para cada um destes papéis.

O que faz um líder?

Acima de tudo, liderança tem a ver com inspirar, motivar, influenciar e desenvolver as pessoas. Importante frisar que para uma pessoa exercer a sua liderança, não é preciso que ela esteja em um alto grau hierárquico, basta que ela tenha influência dentro do seu círculo. Nesse sentido, tem algumas características que favorecem uma posição de líder em um grupo:

  • Visão;
  • Honestidade;
  • Comunicação;
  • Coragem.

Em outras palavras, líderes encorajam as pessoas para fazerem parte de algo maior que elas, criando um ambiente de colaboração.

E o que define um gestor?

Por outro lado, gestores são pessoas que planejam, organizam e coordenam as atividades de uma empresa ou departamento. Esta é uma posição diretamente dependente de cargos e cadeia de comando, e são setorizadas de acordo com o departamento. Por exemplo:

  • Gerente comercial;
  • Supervisor logístico;
  • Coordenador pedagógico;
  • Chefe de redação;
  • Diretor de marketing.

Conforme pode ser visto, esta é uma posição delegada pela companhia, e nem sempre para alguém que tenha características de liderança.

E como posso conciliar ambos papéis?

Nesse sentido, o cenário ideal é que os gestores tenham (ou desenvolvam) atitudes de líder. Desta forma é possível que a equipe se sinta genuinamente motivada a cumprir as metas e objetivos da companhia. Isso é muito mais produtivo e saudável do que seguir uma instrução apenas para cumprir um protocolo ou respeitar a hierarquia.

Sobretudo, também é recomendável que a empresa fique atenta às figuras de liderança no time e busque capacitá-las para executar papéis de gestão. Desta forma a companhia contará com uma pessoa que tem um talento natural para inspirar e com a autonomia necessária para explorar este potencial.

Por fim, entenda que os gerentes modernos devem interagir com os seus colaboradores não apenas para cobrar resultados e produtividade. É parte importante da função desenvolver talentos e inspirar a equipe a se mover junto com a empresa, e assim, promover a melhoria contínua.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?