Blog

A importância das métricas de vendas

A importância das métricas de vendas

Desde que o mercado foi informatizado, se tornou mais competitivo, o que exige um acompanhamento das métricas de vendas. Antes de mais nada, entenda que neste artigo iremos falar sobre pontos e referências gerais. Além das dicas abaixo, observe se sua área de atuação tem métricas de vendas específicas.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

A princípio é uma das que mais se deve prestar atenção. Atrair um cliente até sua loja exige um investimento em publicidade, estrutura e atendimento. O que chamamos de CAC é a soma de todos os seus investimentos para adquirir clientes, dividido pelo número de clientes conquistados em determinado período. Por isso, é importante que sua empresa mantenha estes clientes por perto, estimulando-os a comprar com você mais de uma vez. Desta forma você amortecerá este custo inicial, obtendo o máximo de retorno.

Ticket médio

Assim como o CAC, o ticket médio é uma das métricas de vendas que mostra a sua eficiência em trabalhar com seus clientes. A ideia é descobrir quanto em média cada cliente compra, o que mostra a sua capacidade de atender cada um. Para descobrir seu ticket-médio, basta dividir seu faturamento pelo número de clientes em determinado período.

Receita Recorrente Mensal (MRR)

Tanto quanto as anteriores, a MRR serve para você mensurar a saúde do seu negócio, e apoiar no planejamento de ações para médio e longo prazo. O cálculo é feito multiplicando o número de clientes recorrente pelo ticket-médio do seu produto ou serviço de recorrência. O acompanhamento também irá possibilitar que você enxergue as receitas perdidas, o que também é um dado estratégico para o negócio.

Tempo Médio de Venda

À primeira vista, vender pode parecer algo que se resolve em uma reunião ou conversa. Mas a realidade é que existe todo um processo que envolve desde a prospecção até o fechamento. Esta métrica mensura exatamente quantos dias (ou meses) são necessários para fechar um novo cliente. Desta forma o seu planejamento de vendas poderá se programar e organizar considerando os processos em andamento.

Taxa de conversão

Em síntese, mensura a capacidade da sua empresa em fechar negócios. Esta métrica acompanha quantas prospecções são bem sucedidas dentro do total de negociações que seus vendedores conduzem. Este indicador é importante tanto para avaliar o desempenho geral da empresa, quanto o individual de cada vendedor.

Em suma, acompanhar estas métricas de vendas deve ser uma rotina constante dos gestores, pois manter estes índices positivos é o que trará crescimento para a empresa. As vendas são o que traz combustível para a companhia, por isso a empresa deve sempre manter um olhar atencioso sobre este aspecto. Além disso, estes números trazem insights relevantes de como a sua empresa pode expandir a atuação ou qualificar mais seus produtos ou melhorar a experiência de consumo. Faça a gestão de suas vendas, este é certamente o caminho para o sucesso.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?