Blog

A importância de fidelizar clientes

A importância de fidelizar clientes

A importância de fidelizar clientes é de que ter pessoas que preferem a sua marca é algo muito bom. Antes de tudo, iremos falar sobre o CAC (custo de aquisição de cliente). Esta é uma métrica utilizada para mensurar quanto investimento foi necessário para trazer o cliente até a sua empresa. Em outras palavras, cada anúncio, e-mail ou post em redes sociais é feito com o objetivo de atrair novos clientes, e o CAC é o método que usamos para saber quanto custou trazer cada um deles. Para isso basta você somar o total de investimentos em marketing durante 12 meses e dividir pelo número de novos clientes.

Depois que você fizer o cálculo acima, será claro para você a importância do seu cliente se manter fiel a sua empresa. Isso é algo que você precisa fazer para conseguir ter uma visão clara do retorno de cada ação que tem feito. Simultaneamente a este estudo, você deve planejar as próximas ações para trazer mais pessoas para perto da sua empresa. Listaremos abaixo algumas dicas para fidelizar o seu cliente:

Direcione o foco para o cliente certo

A melhor forma de atrair pessoas que realmente gostem da sua empresa é conhecer seus gostos, perfil e hábitos. Dessa forma você vai poder escolher a forma certa de falar e responder a estes clientes. Aplicar pesquisas e falar diretamente com este público de interesse vai ser muito importante para você saber o que fazer.

Experiência de atendimento

Antes de tudo, o cliente quer um bom atendimento e receber atenção da empresa. Por isso é importante treinar a equipe para ser gentil e atenciosa com quem entrar em contato pelos canais oficiais ou redes sociais da empresa. Quando o cliente gosta do atendimento ele compra novamente e se torna defensor da marca.

Tratamento VIP

Ter um programa de incentivo ou fidelidade é uma boa forma de recompensar o cliente que compra sempre com você. Ainda mais quando for uma proposta para aumentar o carrinho ou fidelizar a compra, já que são medidas que trazem resultados imediatos nas suas vendas. Em suma, esta é a importância de fidelizar clientes.

Dê valor ao pós-venda

Bem como conseguir comprar um bom produto, o cliente valoriza saber que caso tenha algum problema ele receberá a devida atenção da sua empresa. Esta credibilidade pós-venda é fundamental para conquistar clientes fiéis e recorrentes. Invista em um bom programa de garantia e ofereça suporte para dúvidas e sugestões de quem já comprou, e você perceberá que estes clientes vão valorizar ainda mais sua empresa.

Seja grato

Sempre que puder, seja em suas campanhas ou ao final de cada atendimento, agradeça. O seu cliente precisa saber que você reconhece a importância da compra dele para a existência do seu negócio. Introduza esta narrativa em sua imagem e se coloque em uma posição de servidão. Poucas são as empresas que fazem isso de fato, por isso este certamente será um diferencial para o seu cliente.

Todas as sugestões acima são para que você tire o melhor proveito da relação que sua empresa estabeleceu com o mercado. Imediatamente depois da primeira compra, você e seu cliente criam uma ligação que pode ser duradoura ou não, dependendo de como você a conduz. Trabalhe para que este relacionamento seja vantajoso para ambos, e assim novas vendas ocorram.