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Aprenda a construir uma jornada de compra

by Pablo
dez , 17
Aprenda a construir uma jornada de compra

Bem como fornecer um bom produto ou serviço de qualidade, é importante que você aprenda a construir uma jornada de compra intuitiva e agradável para seus clientes. Nesse sentido, devemos nos colocar no lugar de quem procura nossos produtos ou serviços, e pensar se estamos atendendo suas expectativas.

Um ponto importante é ter a visão de que existe um processo que conduzo o lead até a posição de cliente, e que sua empresa deve investir nisso. Mantenha o foco na jornada de compra, que é formada por quatro etapas e momentos distintos:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração do problema;
  • Decisão de compra.

Ao passo que a internet e smartphones ficaram mais populares, os clientes passaram a ter mais contato com os produtos e serviços que desejam antes de comprar. Por isso, separamos um conjunto de dicas, que quando aplicados corretamente, aproximam o seu público de optar pela sua oferta.

Identifique seu cliente

Para ter sucesso com a jornada de compra de seus clientes, precisamos aprender mais sobre estas pessoas: aprender o que elas buscam, saber o que valorizam e como se sentem sobre a sua empresa. Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado ou checando os canais diretos, como as redes sociais. Nesse sentido, a equipe de marketing deve construir uma estratégia direcionada para atender as expectativas de quem tem o perfil de compra da marca.

Responda às perguntas certas

Do mesmo modo que conhecer quem está do outro lado é estratégico, você precisa entender o que eles procuram saber sobre seu produto ou serviço. Frequentemente as pessoas se sentem inseguras no momento anterior a uma tomada de decisão, por isso você deve acolher estes potenciais clientes e informá-los para que se sintam mais seguros. Utilize um discurso informativo e tranquilizador, que conduza o cliente a uma compra consciente.

Organize as informações

Como dito anteriormente, agora que sabemos sobre o que falar, é hora de distribuir nas mídias corretas. Nas redes sociais e materiais publicitários, onde a janela de atenção do cliente é disputada por outros estímulos, utilize uma comunicação mais direta e objetiva. Guarde informações técnicas e comerciais podem (e devem) ser guardadas para materiais mais densos, como catálogo, manuais e site.

Entenda que o processo é tão importante quanto o resultado. Qualifique o seu processo de comunicação e de vendas para atender os clientes da melhor forma. Quando as pessoas entenderem o valor do que você oferece, a jornada de compra será mais natural e eficiente, o que irá trazer um melhor retorno em vendas.

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