Blog

Bem-vindo à Era do Trabalho com Propósito!

jan , 20
Bem-vindo à Era do Trabalho com Propósito!

Você já se perguntou o que é trabalho com propósito? Ainda não? Pois saiba que ele faz parte da vida das pessoas felizes. Em tudo o que fazemos, é necessário ter um propósito, ou seja, um sentido para fazer aquilo.

Por isso, hoje, no blog da Formiga Marketing, vamos abordar esse tema que vem sendo cada vez mais discutido nas empresas. Acredite, o trabalho com propósito faz parte do dia a dia dos nossos clientes e do nosso também.

Mais do que ter um negócio ou construir uma carreira, viver com propósito é uma das grandes marcas das gerações que estão tomando conta do mercado de trabalho atual.

No entanto, até alguns anos atrás, poucas pessoas davam atenção a esse assunto nas empresas. Infelizmente, por um bom tempo, “missão”, “visão” e “valores” eram quase que decorativos quando pendurados nos corredores das companhias. 

Esse, porém, é um cenário que está mudando gradativamente. Muitos começaram a questionar os valores das empresas. Afinal, desejam trabalhar em lugares com os quais se identificam e onde enxergam sentido.

Segundo estudo realizado pela ADP, empresa especializada em soluções de gestão de capital humano, o propósito já está entre as cinco principais necessidades avaliadas pelos candidatos na hora de escolher um lugar para trabalhar. As outras quatro são liberdade, conhecimento, autogestão e estabilidade. A pesquisa foi realizada em 2015, com cerca de 2,4 mil pessoas, de empresas com 250 funcionários ou mais.

“No Brasil, 77% dos respondentes disseram precisar trabalhar em projetos que lhes digam algo. Isso começa a se refletir nas práticas de RH”, diz Mariane, vice-presidente de Recursos Humanos para a América Latina da ADP.

Trazendo esse tema para o mundo do empreendedorismo, reflita: o que é empreender com propósito?

Muitas pessoas têm vontade de empreender. Todavia, poucas sabem qual é realmente o seu verdadeiro propósito.

Felizmente, o mercado está caminhando progressivamente para um cenário de alinhamento entre propósitos de vida e carreira do empreendedor.

No geral, as pessoas querem ter seus negócios pensando apenas em “ter lucro”; contudo, apenas isso não é o suficiente. Para empreender, você precisa ter um propósito, ou seja, um porquê de dar esse novo passo. Deve ser motivado pela direção que pretende dar à sua vida, a qual te faz acordar todas as manhãs.

Para você encontrar o seu propósito para empreender, é necessário passar por uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Principalmente porque isso envolve uma série de fatores.

Basicamente, seu propósito deve ser:

  1. algo que você ame fazer;
  2. algo de que o mundo precise;
  3. algo no qual você seja competente;
  4. algo que gere rendimentos ao fazê-lo.

Além de todos os itens acima, seu propósito precisa estar alinhado às suas verdades pessoais. Ter um empreendimento no qual você não acredite é, verdadeiramente, cravar o insucesso da sua empresa e o fim dela.

Se você já tem um negócio, experimente se questionar: o produto ou serviço que ofereço desperta em mim a vontade de trabalhar sempre e cada vez melhor? Quando converso com as pessoas sobre o que faço, como me sinto? Falo do meu trabalho com orgulho ou fazendo ressalvas? O que meus clientes têm a dizer sobre meu produto ou serviço? Eles se sentem realmente ajudados, ou percebem um impacto positivo em suas vidas?

Enfim, empreender com propósito é entender a intenção do que você quer fazer. A partir do momento em que você começa a avaliar o impacto que quer causar com seu negócio, fica muito mais fácil tomar as decisões adequadas para planejá-lo para o sucesso.

Aqui na Formiga Marketing vivenciamos isso todos os dias com os nossos clientes empreendedores. Além disso, também temos claro nosso verdadeiro propósito.

Experimente pensar sobre o seu propósito para empreender e veja que os resultados melhorarão.

FALE CONOSCO PARA MAIORES DETALHES!