Cases de sucesso

Case de Sucesso: IBCMED

jan , 29
Case de Sucesso: IBCMED

O IBCMED foi nosso primeiro cliente. Eles nos procuraram em 2017, pois queriam fazer crescer a força da sua marca no mercado, onde estavam há pouco mais de 2 anos realizando apoio logístico e operacional de cursos de pós-graduação. Durante a consultoria, o IBCMED tornou-se uma faculdade com foco em especializações para médicos.

Sendo assim, desenvolvemos um plano de marketing para o IBCMED. Na época, a instituição contava com uma série de desafios:

  • interação com o aluno fora da sala de aula;
  • inovação e pesquisa;
  • contraste entre nome das marcas da empresa;
  • relações públicas;
  • organização de informações;
  • força de marca;
  • mailing;

 

Em primeiro lugar, após um longo período de análise, entrevista com equipe e estudo do mercado, traçamos um diagnóstico. A partir dele, desenvolvemos alguns objetivos e metas:

  • – aprimorar o resultado operacional;
  • – elevar a taxa de satisfação dos alunos.

Ou seja, era preciso melhorar a qualidade percebida da marca. Dessa forma, seria possível aumentar a lucratividade, deixando os clientes mais felizes e orgulhosos em estudar no IBCMED.

Para atingir essas metas, desenvolvemos um BSC – Balance Scorecard, mapa estratégico de ações voltadas a quatro grandes temas: eficiência financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

  • – Ações para melhorar a organização e o fluxo de controle financeiro, tributário e orçamentário.
  • – Atividades e contratações na área comercial para aprimorar o fechamento de vendas mais rentáveis e conquistar novos canais.
  • – Realização de melhorias no espaço físico, nova identidade visual, novo site e ambiente virtual do aluno, avanços na estratégia digital, programa de relacionamento com aluno, materiais voltados a empresas, portal de conteúdo e relações com a imprensa.
  • – Desenvolvimento de um plano de lançamento de produtos para três anos baseado na análise de tendências, bem como na sugestão de equipe para operar tudo isso.
  • – Ações para melhorar o clima organizacional, a comunicação interna e reter funcionários felizes, capacitados e motivados por mais tempo.

 

Após oito meses de estudo de mercado e planejamento, a equipe do IBCMED começou a pôr em práticas as ações que planejamos. Um ano depois, resolvemos chamar o pessoal da empresa para um bate-papo e assim entender os resultados da nossa consultoria. Ficamos muito orgulhosas com as conquistas:

  • – 10% de crescimento em ticket-médio;
  • – 25% de aumento em número de alunos;
  • – 175% de crescimento no número de leads.

Além disso, o IBCMED conseguiu desenvolver diversas ações previstas para o primeiro ano de plano, por exemplo: melhorias na área financeira, lançamentos, ambientes físicos encantadores, parcerias estratégicas, funcionário de SEO, novo site e ambiente virtual do aluno, materiais B2B, mais curso InCompany, ações de valorização da equipe, entre outros.

Com todo esse sucesso, perguntamos ao Israel, um dos fundadores do IBCMED, como ele acredita que a Formiga contribuiu para o desenvolvimento da instituição. Confira a resposta:

“O planejamento feito pela Formiga Marketing ajudou muito. Ajudou a perceber coisas que não estamos acostumados a olhar. Ajudou bastante com o Branding, olhar sobre a marca. O que temos de valor. O que podemos fazer de diferente olhando a marca através dos olhos do cliente. Boa parte do que está presente no plano implementamos. Estamos indo bem em relação à empresa. Não estamos com dificuldade de implementar nossas ações.”

Enfim, sabemos que o IBCMED está só no começo de seu sucesso e irá voar ainda mais alto. Tudo isso porque conta com uma equipe muito talentosa e com garra, que sabe a importância da corresponsabilidade da consultoria e se comprometeu em tirar o plano do papel, indo além do que foi traçado. Parabéns, IBCMED! Adoramos trabalhar com vocês.

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