Cases de sucesso

Case de Sucesso: Leve Onde Flor

jan , 29
Case de Sucesso: Leve Onde Flor

A Karen, profissional de relações públicas, nos procurou em 2018, poucos meses depois do lançamento de sua marca de arranjos florais para decoração de casas, empresas e eventos: a Leve Onde Flor. Seu objetivo era crescer de forma estruturada e sustentável, principalmente na frente de eventos. Sendo assim, desenvolvemos para ela um plano de marketing.

Em primeiro lugar, estudando a empresa, chegamos à conclusão de que existia uma série de desafios a vencer:

  • logística de entrega;
  • preço das assinaturas;
  • parcerias com fornecedores;
  • conhecimento no mercado;
  • processo de atendimento ao cliente;
  • orientação a eventos;
  • espaço físico.

Após um diagnóstico preciso, desenhamos um novo posicionamento e estipulamos algumas metas para a Leve Onde Flor.

Objetivo de marketing: aumento do faturamento.

Objetivo de comunicação: ser uma marca conhecida e reconhecida (preferida) na Vila Mariana, bairro da cidade de São Paulo/SP.

Em resumo, as metas eram as seguintes:

  • -aumentar o número de clientes (assinatura e encomendas);
  • -aumentar ticket-médio;
  • -fidelizar e aumentar a taxa de recompra;
  • -criar uma rede de relacionamento eficiente com influenciadores e estabelecer parcerias no bairro da Vila Mariana;
  • -produzir a decoração de eventos sociais e corporativos;
  • -criar um site;
  • -aumentar número de seguidores e de potenciais clientes nas mídias próprias;
  • -manter conteúdo atualizado nas redes sociais;
  • -criar uma força de vendas/logística/staff em eventos.

Nesse sentido, desenvolvemos um plano operacional de três anos para a Leve Onde Flor. Com a finalidade de atingir os objetivos e metas acima descritos, previmos o que, como, quando e quanto investir em cada frente. Por isso, esse plano incluía:

  • – identidade visual;
  • – site;
  • – redes sociais;
  • – CRM – relacionamento com o cliente;
  • – B2B e influenciadores;
  • – eventos em co-working;
  • – pesquisa de satisfação;
  • – responsabilidade social;
  • – venda pessoal;
  • – compra de mídia;
  • – treinamento e integração;
  • – imprensa;
  • – planos de carreira internos;
  • – indicadores de sucesso.

Após três meses de estudo de mercado e de planejamento estratégico, a Karen começou a pôr em práticas as ações que planejamos.

Um ano depois, resolvemos chamá-la para um bate-papo, para entender os resultados da nossa consultoria. Ficamos muito orgulhosas com as conquistas:

  • – 483% de crescimento em faturamento médio mensal;
  • – dobrou o número de clientes fixos;
  • – 70% de fidelização dos clientes;
  • – conquista de clientes de peso, como Le Lis Blanc, Malwee e Dudalina;
  • – abertura de loja física.

Além disso, a Karen conseguiu desenvolver diversas ações previstas para o primeiro ano de plano, por exemplo: boas práticas nas redes sociais, parceria com empresas com o mesmo público-alvo, aliança com influenciadores digitais e projetos sociais.

Com todo esse sucesso, perguntamos para a Karen com ela acredita que a Formiga contribuiu para o desenvolvimento da Leve Onde Flor. Veja a resposta:

“A Formiga Marketing criou uma base. A Leve Onde Flor partiu praticamente da estaca zero e o projeto com vocês foi fundamental para eu crescer confortável e segura do que eu faço e de onde eu posso chegar. Sempre tenho tudo que vocês me disseram durante o projeto em mente, como a importância de fidelizar, de ter controle da gestão, da mídia social, funcionários, etc. Para eu ter crescido esse ano, foi fundamental ter ações como essas na cabeça.”

Enfim, sabemos que a Leve Onde Flor está só no começo de seu sucesso e irá voar ainda mais alto. Tudo isso porque a empreendedora entendeu a importância da corresponsabilidade da consultoria e se comprometeu em tirar o plano do papel. Parabéns, Karen! Adoramos trabalhar com você.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?