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CO-BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS

set , 19
CO-BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS

Co-branding é uma estratégia muito interessante para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Ela é, por exemplo, comumente praticada por empresas grandes e estabelecidas, como Apple e Nike, Disney e Target, Mc Donalds e Kopenhagen. No entanto, aqui na Formiga, acreditamos que já está mais do que na hora de as pequenas empresas também praticarem essa atividade – desde que de forma inteligente.

Recentemente, realizamos o 1º Papo Formiga, um workshop sobre co-branding, na Lobo Centro Criativo. Reunimos 10 microempreendedores para entenderem mais sobre esse método. Explicamos o conceito, demos exemplos e, em seguida, o colocamos em prática. O evento foi um sucesso, por isso resolvemos compartilhar um pouco do conteúdo com nossos leitores aqui do blog.

1. Primeiramente, vamos a algumas definições:

Brand: significa marca em inglês. Marca é um conjunto de sentimentos que moram na cabeça do consumidor. Ou seja, resume-se muito mais a como a marca é percebida, do que como ela quer ser percebida.

Branding: significa gestão de marca em inglês. Assim, é um processo muito bem pensado de como melhorar a força da marca no mercado.

Co-branding: do inglês, significa aliança estratégica entre duas ou mais marcas. É um braço do branding e funciona com o intuito de transferir valor entre as marcas praticantes. Nessa atividade, é possível desenvolver um novo produto, serviço ou até conteúdo em parceria.

2. Agora, por que fazer co-branding?

A principal vantagem é a melhoria dos seguintes aspectos do seu negócio:

  • Força e penetração de mercado;
  • Conhecimento de marca;
  • Associações positivas;
  • Orçamento de marketing;
  • Aumento de barreiras de entrada;
  • Rentabilidade;
  • Fidelidade de marca;
  • Qualidade percebida.

De forma geral, unir forças faz do seu impacto no mercado muito maior. Em uma parceria bem-feita, somam-se consumidores, vendas, visibilidade, etc. Além disso, os pontos fortes do seu parceiro somam-se aos seus pontos fortes.

3. Escolhendo bem seu parceiro

Parte do sucesso do co-branding é saber escolher com quem se aliar. Ou seja, o outro negócio, de alguma forma, deverá ser “a tampa da sua panela”, solucionando algum dos seus desafios ou mesmo potencializando sua qualidade. A fim de te orientar nessa escolha, observe algumas sugestões de ação:

  • Busque potenciais parceiros em eventos, redes sociais, internet, indicação de amigos e clientes.
  • Esteja aberto às ideias do outro lado.
  • Verifique bem a reputação da marca parceira.
  • Confirme se há sintonia de cultura e posicionamento.
  • Estipule quais marcas serão responsáveis por cada custo envolvido.
  • Entenda como as empresas envolvidas dividirão as receitas do novo produto/serviço.
  • Compreenda se há afinidade de público-alvo.

4. Exemplos de bons motivos para co-branding

Finalmente, para ilustrar, confira alguns exemplos de co-branding que podem ser pensados e aplicados na sua empresa.

  • Alguém com produtos ou serviços complementares. Por exemplo: uma empresa de coadores de café pode criar uma aliança estratégica com uma marca de café moído.
  • Uma empresa que faça bem algo em que você ainda deseja melhorar. Por exemplo: uma marca vista como ruim para o meio ambiente pode se associar a uma empresa muito bem posicionada como “verde”.
  • Marcas que tenham a ganhar com o que você tem a oferecer. Por exemplo: o retalho que você gera na sua produção, pode ser a matéria prima de uma outra marca, que diminuiria seus custos com essa parceria.
  • Negócios que atendem ao mesmo público que você. Por exemplo: dois negócios que atendem empresas de médio porte, um voltado a software e outro a mão-de-obra terceirizada, podem unir forças para conquistar clientes em conjunto.

Seu negócio pode parecer pequeno para ações feitas por grandes marcas. Porém, não se engane! Guardadas as devidas proporções, co-branding serve, sim, para você, mesmo que seja um microempreendedor. Desde que você tenha profissionalismo, visão estratégica e organização, o co-branding pode ser um caminho de diferenciação e crescimento do seu negócio no mercado.

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