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Como as empresas podem cultivar relacionamentos com os clientes?

set , 28
Como as empresas podem cultivar relacionamentos com os clientes?

A gestão dos relacionamentos com os clientes é conhecida pela sigla CRM, do inglês Customer Relationship ManagementEntretanto, esse termo é comumente mais utilizado para fazer referência direta ao software – o que é equivocado.

Mais do que um simples software, CRM é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que ajudam a gerenciar e analisar os dados do cliente ou qualquer outro tipo de interação que ele tenha com a empresa durante o seu ciclo de vida.

CRM, portanto, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam voltadas às necessidades dele, ao invés dos próprios produtos ou serviços. Assim, essa gestão engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Muitas empresas já se beneficiaram dessa estratégia, e a sua certamente não pode ficar de fora. Por isso, a seguir, listo as principais ações para sua empresa cultivar um bom relacionamento com os clientes.

 

CONHEÇA INTEIRAMENTE OS SEUS CLIENTES

Se você tem a intenção de abordar os seus clientes de forma assertiva, é essencial, primeiramente, conhecê-los muito bem. Para isso:

 

  • colete e armazene todos os dados sobre eles;
  • utilize cada ponto de contato disponível;
  • investigue estrategicamente as informações adquiridas;
  • separe seus clientes em perfis;
  • acompanhe o trajeto deles pelo funil de vendas;
  • desenvolva ofertas atrativas e exclusivas;
  • mantenha canais de comunicação variados (pessoal, mobile, eletrônico, etc.), a fim de deixá-los sempre em contato com a sua marca.

 

MANTENHA AS INFORMAÇÕES DOS CLIENTES SEMPRE ATUALIZADAS

Em segundo lugar, para que a gestão de relacionamento com o cliente funcione com eficiência, sua equipe deve atualizar o banco de dados frequentemente, isto é, assim que surgirem novas informações.

Além disso, ela nunca deve inserir dados incompletos ou deixar para atualizá-los no fim do expediente! Se o CRM for alimentado em tempo real, sua equipe terá a sinergia necessária para fechar mais negócios com maior rapidez.

 

FAÇA BOM USO DAS REDES SOCIAIS

Também é importante que sua empresa esteja atenta à gestão do que acontece na rede sobre os próprios produtos e serviços. Ao realizar essa ação de forma competente, muitos benefícios serão incorporados ao relacionamento com o cliente e com os prospects, que costumam pesquisar opiniões antes de fechar negócio.

 

INVISTA NO PÓS-VENDAS

Uma etapa fundamental da jornada de compras de um consumidor é o pós-venda. Porém, essa fase costuma não receber a atenção devida em algumas empresas. Muitas, aliás, tendem a “abandonar” o cliente assim que ele conclui uma compra e, infelizmente, já partem para a captação de novos leads.

 

CONSIDERE OS FEEDBACKS RECEBIDOS

O feedback de consumidores é o seu melhor indicador de qualidade. Sendo assim, cultivar relacionamentos com os clientes também auxilia a identificar o que eles têm a dizer sobre sua empresa e produto de forma transparente.

Dê, então, uma atenção especial paras eles. Contudo, não basta apenas ouvir o que têm a dizer, seus elogios, críticas e sugestões; é imprescindível avaliar cada feedback recebido. Em seguida, você pode utilizar tais opiniões para melhorar os pontos apontados como falhos, bem como manter o que tem feito brilhar os olhos dos seus clientes.

 

CULTIVE O BOM RELACIONAMENTO

Você conquista o cliente quando demonstra que ele é importante. Ou, ainda, quando faz questão de acompanhar de perto tudo que diz respeito ao negócio dele. E isso se aplica igualmente à forma de se relacionar com ele.

É preciso trabalhar duro para que o seu cliente se apaixone por você todos os dias, como se fosse a primeira vez. Logo, esse relacionamento deve ser nutrido constantemente. A conquista diária, por meio de um contato próximo com o cliente, vai trazer a confiança dele a seu favor. Como resultado, já terá meio caminho andado para que a parceria de vocês seja sempre um sucesso.

As vantagens de cultivar bons relacionamentos com os clientes, sem dúvida, são bastante claras. Só para exemplificar, citamos algumas na sequência.

 

  1. Melhora no serviço de atendimento
  2. Captação de novos clientes
  3. Retenção dos clientes
  4. Menor tempo de conversão
  5. Potencialização dos processos de vendas e marketing
  6. Geração de relatórios para análise de métricas

Enfim, como você pôde ver, CRM é mais do que uma lista e vai além de um software. É uma estratégia que, inegavelmente, transforma os relacionamentos com os clientes.

Após a leitura deste blog e adotando essas práticas, tenho certeza de que você estará pronto (a) para cultivar o relacionamento com seus clientes.

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  1. Camila Konig Gzvitauski

    Ótimo artigo

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