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Como desenvolver e lançar um produto?

set , 14
Como desenvolver e lançar um produto?

Desenvolver e lançar produto é, com efeito, uma das partes mais interessantes do marketing estratégico. Infelizmente, muita gente ainda não sabe disso e acredita que marketing se resume apenas a fazer divulgação, festas e postar nas redes sociais. Porém, você que nos acompanha aqui no blog já sabe: essa crença não passa de um mito.

No post de hoje, a fim de melhor esclarecer esse tema, falaremos sobre como desenvolver e lançar um produto. Para isso, separamos dicas muito importantes, que valem principalmente para empresas que trabalham com produtos – mas também se encaixam com serviços. Vamos a elas?

 

Tenha um ambiente de inovação

Somente quem tem um ambiente que permite e estimula a inovação é capaz de lançar produtos. Para que isso aconteça, não bastam móveis coloridos e Post-It na parede. É preciso ter uma liderança inovadora, que permita erros e, acima de tudo, instigue a equipe a pensar em soluções para os problemas dos clientes.

 

Defina metas de lançamentos de produto

Se uma empresa quer inovar mais, tem de trazer isso para sua estratégia e seus indicadores de sucesso do negócio. Uma boa referência é o percentual de faturamento oriundo de novos produtos – nesse sentido, almeje ao menos 20% do faturamento vindo do que foi lançado recentemente. O tempo durante o qual um produto pode ser considerado “novo” varia de mercado para mercado. Logo, entenda qual é a sua referência.

 

Lance produtos de acordo com a sua estratégia

Muita gente acha que precisa pensar em uma estratégia para lançar um produto definido. Pelo contrário, a verdade é que um lançamento deve fazer parte de uma estratégia definida. A inovação na sua empresa demanda reforçar o seu posicionamento e a sua meta de expansão ou manutenção no mercado.

Portanto, nunca desenvolva um produto que não esteja de acordo com seu propósito, não resolva o problema do seu cliente, nem que não seja superior ao seu concorrente em algum aspecto.

 

Disponha de um orçamento e de um cronograma para lançar seu produto

Para inovar, é necessário ter recursos. Estes, por sua vez, podem ser tempo, dinheiro, tecnologia, pessoas, entre outros. Mas isso tudo tem um valor, concorda?

Sendo assim, seu projeto deve estabelecer o quanto carece de investimento e recursos. Reflita sobre o quanto disso você já tem (no bolso ou na “cachola”) ou terá de buscar.

Em outras palavras, é fundamental que você tenha um controle claro de orçamento para seu lançamento. Questione-se e tenha certeza: quanto necessito investir para alcançar meus objetivos? Quanto, no mínimo, precisarei vender em unidades para pagar o investimento do projeto?

Por último, faça um cronograma de projeto. O termo time-to-marketing consiste em determinar a data máxima para que um produto esteja no mercado. O ideal é estabelecê-la com base na sazonalidade do seu setor, em datas comemorativas importantes e até no tempo de expiração da sua inovação. Com essa data definida, faça a conta reversa de cada etapa do cronograma para descobrir quando você deverá começar e cumprir cada fase para atender ao seu planejamento.

 

Estratégias de lançamento

Lançar um produto, inegavelmente, exige muito preparo. Dessa maneira, seu plano de comunicação deve prever uma série de frentes. Em seguida, confira algumas dicas.

 

Treinamento:

Faça treinamentos cativantes com toda a equipe da empresa. Tenha incentivos específicos para a campanha de vendas do produto e que representem bem o conceito dele. Exemplo: se seu novo shampoo promete acelerar uma transição capilar, demonstre isso na prática com alguém da equipe.

 

Buzz:

Em inglês, buzz tem relação com “burburinho”, é o boca a boca a respeito de algum assunto. É importante, no entanto, que isso seja criado pela própria marca, com o intuito de tornar o produto o tópico do momento. É possível fazer isso com marketing viral, parceria com influenciador, desafios on-line, flashmob nas ruas, ou mesmo propagandas que instiguem a curiosidade. Exemplo: crie uma promoção que faça as pessoas viralizarem seu conteúdo para concorrer a um prêmio incrível, como uma viagem.

 

Demonstração/degustação:

Também chamada de sampling, é uma das táticas mais antigas e efetivas de introduzir algo no mercado. Se seu produto tem uma característica muito boa, que só pode ser comprovada na prática, como usabilidade, cheiro e sabor, a degustação não pode faltar na sua estratégia de lançamento. Exemplo: landing page em que o cliente se inscreve para receber a amostra de um perfume em casa.

 

Imprensa e influenciadores:

Ambos dão visibilidade e confiança para a sua marca, afinal, para você ser escolhido, deve ser conhecido, não é? Nesse sentido, enviar pré-lançamentos ou kits para esses públicos pode funcionar, colocando seu produto sob os holofotes, sem precisar investir em propaganda.

 

Parcerias e intermediários:

Não seria melhor se você tivesse mais gente interessada em vender seu produto no mercado? Aqui, portanto, entra a relevância das parcerias, dos intermediários ou afiliados. Ofereça, por exemplo, um programa atrativo para um distribuidor vender seu produto. Além disso, outra sugestão é treinar representantes e parceiros de negócio que possam ser comissionados pela sua venda.

 

Seeding:

Crie um plano de lançamento que revele sua novidade aos poucos; dessa forma, você irá semear a curiosidade do seu público. Então, dê pequenas pílulas dos benefícios que seu produto entrega, crie autoridade para lançá-lo no momento certo, eduque seu público. Lembre-se: lançamento e timing devem andar juntos sempre.

 

Enxoval de comunicação:

Toda vez que você tiver um lançamento, pense em peças mínimas que precisam ser preparadas. Exemplos: arte no WhatsApp, catálogo, banner no site, posts, display, etc.

Com isso, concluímos uma série de dicas-chave para você inovar e lançar produtos de modo certeiro. Não se esqueça, sobretudo, de continuar inovando. Empresas não podem ficar paradas no passado, pois esse é um dos principais motivos de falência.

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