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Como divulgar minha loja na internet de graça?

out , 29
Como divulgar minha loja na internet de graça?

Se você tem uma loja virtual, mas acha que seus resultados podem melhorar, este post é para você. No blog de hoje, preparamos algumas dicas que vão auxiliar nas suas vendas, como ferramentas gratuitas para divulgação do seu site, análise e aquisição de novos clientes. Além disso, separamos sugestões para você estar presente em marketplaces, fazer postagens orgânicas, etc.

Muitos negócios já foram pequenos um dia, e sabemos que empresas nessa fase precisam se virar com o que têm. Isso envolve especialmente o aspecto financeiro, cujos recursos, em geral, são bem escassos, para não dizer inexistentes, certo? No entanto, também devemos nos lembrar de que não basta simplesmente colocar o e-commerce no ar. É necessário aprender a divulgá-lo.

Quando se trata da divulgação de loja virtual, é importante focar em dicas e ferramentas de marketing digital, pois são gratuitas e de fácil implementação.

Por isso, abordaremos, em seguida, 3 tópicos que envolvem essa perspectiva:

  1. Conteúdo
  2. Estética
  3. Canal

Conteúdo: como definir o que postar de graça?

Um conteúdo relevante é aquele que informa o que você quer falar e, ao mesmo tempo, representa o que o outro deseja ouvir. Portanto, evite divulgar apenas conteúdos sobre o seu produto. O ideal é que você, acima de tudo, busque responder às dores e às necessidades do seu cliente.

A seguir, recomendamos algumas ferramentas que podem orientar na produção de conteúdos relevantes:

Google Trends – informa quais são as tendências de buscas de assuntos em tempo real.

Answer the Public – oferece uma listagem enorme de perguntas feitas pelas pessoas sobre qualquer tópico.

Matriz de Conteúdo – tem ideias de pautas para você explorar nas redes sociais.

Etus – faz o diagnóstico gratuito do seu Instagram.

phlanx – avalia gratuitamente o seu engajamento.

Estética: como fazer layouts profissionais de graça?

Hoje em dia, o design de qualidade está cada vez mais acessível para leigos. Milhares de sites, por exemplo, disponibilizam artes variadas para quem não tem tempo ou expertise para fazer os próprios materiais.

Nesse sentido, indicamos ótimas alternativas para quem quer começar do zero, porém já utilizando materiais que transmitam profissionalismo:

Milkshake – unifica seus links em um só lugar e tem layouts personalizáveis.

Snappr – analisa sua foto de perfil nas redes sociais, o que é recomendável caso você seja a “cara da marca”.

Canva – disponibiliza inúmeros templates para posts de todas as redes sociais, apresentações em PowerPoint, vídeos, entre outros.

Biteable – auxilia na criação de vídeos profissionais para a sua marca, de forma rápida e gratuita.

Hatchful – permite o desenvolvimento de logotipos personalizados gratuitamente.

Unsplash – oferece um banco de imagens gratuitas para qualquer material publicitário.

Colorkuler – descobre a paleta de cores do seu Instagram.

Miro – disponibiliza templates de fluxogramas e infográficos para você representar visualmente seu serviço, dados ou processos.

Canal: ONDE divulgar minha loja na internet de graça?

Além de se preocupar com conteúdo e estética, é primordial que você esteja atento aos canais de divulgação. Em outras palavras, você precisa comunicar no ambiente certo para o público da sua loja.

Assim sendo, sugerimos algumas ferramentas para você divulgar sua loja virtual gratuitamente:

Grupos no Facebook – existem grupos específicos para recomendações, que são criados com base nos interesses das pessoas, como “Promoções de Fralda em Salvador” ou “Clube dos Chapeleiros”. Desse modo, você pode entrar nesses grupos e divulgar sua loja nos comentários. Pode, também, fazer postagens, caso seja adequado e siga as regras do grupo.

Grupos e listas de transmissão do WhatsApp – com o consentimento do seu cliente, você pode comunicá-lo sobre as novidades da sua loja por meio do WhatsApp. Da mesma forma, pode criar um grupo de descontos ou de dicas relacionadas ao seu segmento.

Status no WhatsApp – algumas pessoas acompanham essa ferramenta, logo vale a pena testar a fim de observar se ela funciona para você.

E-mail marketing – as pessoas ainda têm o costume de abrir e-mails; se você capturou esse contato com o consentimento do seu cliente, então, a taxa de abertura será ainda maior. Mas atenção: não envie spam. Mailchimp é a ferramenta que recomendamos.

Telegram – tem crescido muito e possui algumas vantagens em relação ao WhatsApp. Também é de graça e pode ser utilizado tanto para criar grupos quanto canais.

Facebook Marketplace – ao criar uma postagem no marketplace, você atingirá, por geolocalização, os consumidores nas proximidades da sede da sua loja virtual.

Outros marketplaces – você pode optar por OLX, Mercado Livre, Olist e outros que estejam alinhados ao seu negócio.

Conclusão: o que aprendemos sobre como divulgar sua loja na internet?

Como você pôde perceber, existem diversas maneiras para você divulgar sua loja virtual de graça. Basta que você estude, aprenda, dedique seu tempo e gerencie bem o atendimento. Ademais, nunca deixe de entregar um produto de qualidade e de ter um bom pós-venda.

Esperamos que este post tenha ajudado você a pensar em diferentes ferramentas para divulgar e impulsionar a sua empresa, ao passo que alcance um novo patamar e possa, futuramente, terceirizar ou mesmo ter uma equipe especialista cuidando dessas frentes para você.