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Como montar um plano de comunicação

Como montar um plano de comunicação

Muitos empresários no mundo todo querem montar um plano de comunicação. Antes de tudo, é importante falarmos que é muito importante a empresa ter um objetivo e saber o que tem a oferecer de diferente para as pessoas. Os melhores gestores são os que sabem os pontos fortes e fracos de seu negócio, e estão dispostos a procurar novos clientes.

Dessa forma, a comunicação é uma ferramenta de importância estratégica nesta busca. Sua empresa sabe o que vende e a quem aquele produto ou serviço atende, por isso o plano de comunicação é uma etapa importante do processo. Tal qual aos planejamentos estratégico e financeiro, saber o que fazer direciona os esforços e investimentos para as decisões que irão trazer mais retorno.

O que é um plano de comunicação?

Sobretudo, o plano de comunicação é um conjunto de ações que define e organiza o que será divulgado. Para cada ponto existe determinada estratégia, com objetivos e métodos diferentes. O ideal é organizar levando em conta os seguintes fatores:

  • Público
  • Local
  • Momento
  • Diferenciais
  • Oportunidades

Em síntese, sua equipe conseguirá definir as melhores formas para transmitir a mensagem desejada. Sob o mesmo ponto de vista, o ideal é que este processo seja feito com a participação de profissionais da área do marketing, que conheçam o negócio e o mercado. Este é um ponto fundamental, visto que uma falha neste plano comprometerá o tempo e a verba da empresa durante meses. Mais do que nunca, é importante acertar neste plano, e parte importante disso está na escolha dos canais e ferramentas.

Como posso divulgar minha empresa?

Em síntese, é nesta etapa que definimos quais os veículos e ferramentas que iremos utilizar na campanha. De acordo com o que foi definido no plano, você deve olhar para cada opção e pensar se ela faz sentido dentro do que você procura:

  • Assessoria de imprensa – mais indicada para quem deseja construir uma boa reputação e informar o mercado sobre lançamentos e novidades;
  • Redes sociais – ideal para se aproximar do público, criando um relacionamento direto e informal;
  • Marketing digital – permite buscar seu público de forma ágil e segmentada;
  • Relacionamento com influenciadores – atrela a sua marca a uma persona, e gera mais identificação com o target;
  • Feiras e eventos – posiciona a sua empresa junto aos stakeholders, reforça a credibilidade e dá visibilidade a lançamentos;
  • Rádio e TV – gera alcance e conhecimento de marca, além de maior credibilidade;
  • OOH (Out of Home – ex: outdoors) – lembrança de marca em localizações estratégicas, ideal para marcas com públicos que circulam em ambientes ou rotas específicas.

Em outras palavras, cada ferramenta de comunicação tem algo bom a oferecer e é por isso que é importante haver um momento para pensar sobre isso. Uma empresa inteligente faz suas escolhas com base em dados e leituras precisas do mercado. Da mesma forma que o planejamento é importante, não se deve deixar de lado a pesquisa e coleta de dados antes de sentar para planejar.

A Formiga Marketing tem uma equipe preparada e com muita experiência em traçar planos de comunicação. Nosso time usa as técnicas mais eficazes e aceitas no mercado e que permitirão que sua empresa se apresente ao mercado de forma correta.

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