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COMUNICAÇÃO DE MARKETING VAI ALÉM DA PROPAGANDA!

out , 10
COMUNICAÇÃO DE MARKETING VAI ALÉM DA PROPAGANDA!

Já falamos aqui no blog sobre o que realmente é marketing. Falamos, também, por que ele é tão confundido com propaganda. Hoje, por outro lado, nosso objetivo é falar justamente da famosa propaganda ­– e muito mais!

Vimos que o marketing comumente é associado aos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Promoção, por sua vez, também é chamada de “comunicação”. Trata-se da forma como uma empresa se comunica, ou seja, divulga-se e relaciona-se com seus públicos de interesse (clientes, colaboradores, fornecedores, influenciadores, etc.).

A comunicação é uma das principais responsáveis por construir a imagem da sua marca, podendo ajudá-la (ou atrapalhá-la) a ser conhecida, lembrada e preferida no mercado. Veja, não basta que todos te conheçam. É preciso que você seja visto como a melhor opção na hora da compra. Além disso, divulgar seu negócio não será o suficiente para alavancar os resultados, se você não estiver fazendo um bom trabalho nos outros Ps (Produto, Preço, Praça), mas será muito importante também. Ou seja, não basta ser o melhor e mais diferenciado do seu setor se você não for percebido dessa forma.

Uma vez entendida a importância da comunicação, é hora de compreender do que ela é composta e explicar o título deste post. Há um conceito, chamado Mix de Comunicação, que resume as principais formas de promover uma marca. São cinco os principais grupos:

1. Propaganda

Superestimada como a “alma do negócio”, ela é responsável, principalmente, pela comunicação visual. Portanto, abriga, em seu guarda-chuva, o design corporativo – logotipo e identidade visual –, a compra de espaço publicitário on e off-line – TV, rádio, outdoor, adwords, banners on-line – e a produção de materiais gráficos físicos e virtuais – catálogo, panfleto, vídeo, foto.

2. Promoção de Vendas

Essa esfera engloba incentivos de curta duração para estimular a experimentação e compra de produtos e serviços. Exemplos disso são concursos, descontos, liquidações, sorteios, brindes, etc. Existem várias formas de planejar uma promoção de vendas, sendo que elas normalmente buscam altos resultados em curto espaço de tempo.

3. Força de Vendas

Também conhecido como vendas pessoais, esse pilar é responsável por planejar a melhor experiência “cara a cara” com o cliente. Isso vai desde a escolha do correto perfil de promotor/ vendedor, até script de apresentação, maquiagem, uniforme, materiais de apoio e amostragem, por exemplo. O objetivo é que, pessoalmente, o comprador esteja mais propenso a ouvir ou a fechar negócio.

4. Marketing Direto

Na comunicação, o Marketing Direto faz uso de meios como eventos, e-mails, mala direta, telefone e mensagens eletrônicas para interagir diretamente com seus públicos-alvo. Par do CRM, essa frente busca comunicar-se com cada cliente no momento certo, através do meio correto e transmitindo a mensagem ideal. Tudo tem como objetivo melhorar os negócios, transformando contatos em clientes, além de fidelizá-los e criar relacionamento a longo prazo.

5. Relações Públicas

Por fim, as Relações Públicas também são parte essencial do Mix de Comunicação. Elas são responsáveis pela proteção e promoção da reputação da marca na mente de seus diversos públicos. Uma boa imagem institucional pode ser propagada através do relacionamento com a imprensa – press kits, press releases e entrevistas –, com órgãos regulamentadores – com lobby, reuniões e associações – e com conteúdo próprio de utilidade pública – revistas e jornais corporativos, eventos de conscientização.

 

Essas são, portanto, as cinco principais esferas do Mix de Comunicação de marketing. Claramente, vai muito além da propaganda. Todas as frentes têm importância variável, conforme o seu segmento e posicionamento de mercado. O essencial, no entanto, é buscar fazer além do óbvio e procurar integrar cada estratégia, para que sejam convergentes e complementares.

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