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Construa um funil de vendas para sua empresa

by Pablo
dez , 24
Construa um funil de vendas para sua empresa

Anteriormente, antes do entendimento do funil de vendas, todos pensavam que vender era um processo simples, que bastava haver oferta e demanda. Hoje, sabemos que existe uma série de passos e momentos de tomada de decisão, um processo conhecido como jornada de compra.

Nesse sentido, nós do mercado desenvolvemos novas técnicas para entender melhor nossos clientes. Uma das que mais utilizamos é o funil de vendas, onde o processo de compra de um produto ou contratação de um serviço é classificado em cinco momentos:

Etapas do Funil de Vendas

Aprendizado e descoberta

Este é o momento em que a pessoa ainda não tem uma percepção clara de que tem um problema ou oportunidade de negócio. O seu foco precisa ser ajudar o cliente a ter consciência de que ele tem um problema. Ações de publicidade que gerem conhecimento de marca ou marketing de conteúdo educativo e informativo são ferramentas importantes para atrair a atenção de pessoas para o seu negócio.

Reconhecimento do problema

Em seguida, ao perceber a oportunidade, o cliente passa a pensar mais sobre suas necessidades e pesquisar ativamente no mercado por opções. Cuide para que sua marca esteja visível e disponível, para que o futuro cliente tenha a oportunidade de considerar a compra.

Consideração da solução

Logo depois a pessoa parte para a comparação entre a opções que conhece para atender sua necessidade. Você deve ter uma estrutura de comunicação institucional pronta para munir este cliente de informação e dar a ele condições de entender que a solução que você oferece é o que ele está procurando.

Decisão de compra

Finalmente o comprador comparou as opções disponíveis e irá decidir qual delas irá escolher. Coloque o seu time comercial à disposição para apresentar e negociar os aspectos finais, e assim facilitar a conclusão da transação de forma efetiva.

Conforme você notou, é importante ajudar as pessoas a passarem de uma etapa para a outra se mantendo interessadas pelo seu negócio. Para isso, os seus departamentos comercial e de marketing precisam trabalhar juntos. Nós da Formiga Marketing acreditamos que essa coerência entre o que é apresentado em cada etapa é o que forma a sua marca no mercado.

Sendo assim, cuide para que sua empresa seja clara em todas as etapas, porque isso irá aumentar muito as suas vendas. Quando os clientes virem que sua empresa tem o produto que procuram, você irá vender mais e melhor.