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Cultura organizacional: como aplicar

Cultura organizacional: como aplicar

Atualmente muito se fala sobre cultura organizacional em blogs, vídeos e mídia especializada. Sobretudo, se destaca o quanto este assunto é importante para manter o equilíbrio entre a equipe interna e objetivos da empresa. Mais do que uma receita de bolo, para conseguir isso é preciso muito empenho, trabalho e perseverança.

Todavia, é importante ressaltar que não é o tipo de coisa que se constrói da noite pro dia. A cultura organizacional é a identidade da empresa, é a maneira como o negócio é gerido e como os processos são feitos. Além disso, também é o compartilhamento das mesmas crenças, valores, normas de comportamento, rotina e tradições. Como pode ver, a empresa constrói tudo isso junto com os funcionários, dia após dia, e todas as pessoas têm um papel nisso.

À primeira vista, você deve estar pensando: o que a minha empresa ganha em investir nisso? Pode parecer difícil de entender em um primeiro momento, mas com certeza você irá perceber os ganhos após passar a investir nas pessoas. Veja abaixo alguns pontos diretamente impactados por uma boa cultura interna.

Satisfação do cliente

Acima de tudo, a satisfação dos clientes é um dos pontos que mais traz bons resultados para a empresa, pois pessoas satisfeitas continuam comprando e indicam para outras. Porém, só dá para garantir essa satisfação quando se presta um bom serviço. A empresa que conta com uma forte cultura tem uma equipe que trabalha de forma mais engajada, uniforme e seguindo os procedimentos internos, o que traz um melhor atendimento.

Produtividade

Com menos conflitos internos e dúvidas sobre qual o melhor caminho para a empresa, sua equipe poderá produzir mais e melhor. Além disso, todos se sentirão mais motivados e engajados no processo, sabendo que a empresa valoriza o trabalho deles.

Recrutamento

Bem como fortalece a equipe, ao ter uma boa imagem no mercado, sua empresa atrairá os melhores profissionais. Existem milhares de talentos buscando uma organização que os respeite e propicie um ambiente de crescimento e evolução.

Tomada de decisão

Quando os valores e objetivos da companhia estão claros, os líderes tem uma referência clara para orientar as decisões a serem tomadas. Esta personalidade da empresa passa a ser o fator que orienta decisões comerciais, financeiras e estratégicas.

Definitivamente, o mais importante é a empresa ter uma mensagem clara, tanto para quem participa do dia a dia, quanto para quem está do lado de fora. Desse modo as pessoas que se relacionam com a marca irão se sentir mais seguras, e irão agir de forma que colabora com o crescimento da empresa.

É importante reforçar com os coordenadores, gerentes, supervisores e colaboradores a missão, visão e valores da empresa. Inclusive, recrute com base nesses princípios estratégicos. Em síntese, essa é a base de tudo o que a empresa acredita, para onde ela está indo e como ela se relaciona com as pessoas.

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