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Dicas de como vender melhor no outono

abr , 5
Dicas de como vender melhor no outono

O outono começou no último dia 20. Com ele, os dias passam a ficar mais curtos, a temperatura baixa e as folhas das árvores caem, formando aquela bela e típica paisagem do outono. Mas você sabia que essa mudança de estação também influencia – e muito – nosso comércio? Alguns produtos, por exemplo, só vendem em determinadas épocas, por isso, empresas inteligentes devem ter um portfólio completo para todos os períodos do ano.

Os desejos e as necessidades dos consumidores mudam, e isso acontece não apenas a cada estação, mas a cada ano. Assim, é preciso ficar de olho nas tendências que se encaixam ao seu negócio, seja ele de moda, alimentos, estética, entre outros.

Você já parou para pensar em como se reinventar, oferecendo novas soluções para seu cliente agora no outono? E o preço, vai ficar igual a qualquer outro mês? Você sabia que talvez sejam necessários investimentos em aparelhos e uniformes só porque a estação mudou?

Para se planejar e conseguir melhores resultados no outono e inverno, confira, a seguir, as dicas que separamos para você!

1. Esquente para não se queimar

Ainda que um pouco óbvio, é preciso lembrar que sentimos mais frio quando a temperatura começa a baixar. Por isso, é necessário se preparar para que a sua marca simbolize conforto nesse sentido. Seu ponto de venda deve estar equipado para climatizar o espaço de forma que seus clientes e funcionários se sintam confortáveis nele. Uma loja aconchegante tende a reter o cliente por mais tempo e, assim, gerar mais vendas. Os colaboradores também serão beneficiados, pois trabalharão melhor e mais satisfeitos com a temperatura adequada.

Além disso, por mais que você climatize seu espaço, o vestuário nessa época do ano começa a mudar. É importante trocar os tecidos leves por aqueles mais encorpados e com mais cobertura. Se você tem uma loja de roupas, com certeza já está com a coleção outono-inverno exposta, mas, independente do seu ramo de atuação, deve pensar no que você e seus funcionários irão vestir para atender seus clientes, afinal, o uniforme leve do verão já não é mais adequado ao frio das novas estações. Encomende, por exemplo, roupas apropriadas ao novo clima para sua equipe ou, então, deixe claro o que é permitido usar por baixo e por cima do uniforme padrão. Lembre-se de que a imagem da sua equipe de atendimento é a imagem da sua empresa. Por isso, sempre procure que ela seja a melhor representação possível.

2. Antecipe-se aos seus clientes para não ficar para trás

Se sua empresa está no mercado há mais de um ano, é, no mínimo, a segunda vez que você passa pelo outono. Você registrou ou se lembra de quem comprou contigo nesse mesmo período nos anos anteriores? Em caso afirmativo, antecipe-se e faça uma oferta dirigida a esse público. Seja por telefone, e-mail ou mensagem, entre em contato com esse cliente para atrai-lo com mensagens interessantes.

Além disso, mudanças de estação normalmente vêm acompanhadas de mudanças de hábito. Um exemplo clássico é troca do sorvete pelo chocolate quente. Caso seu estoque de produtos focados no verão ainda esteja alto, faça uma liquidação especial. Os produtos focados no inverno já podem ser lançados, mas com um preço adequado à alta na demanda nesse período, afinal, sua estratégia de precificação sempre deve levar em conta a oferta e a procura. Nunca se esqueça, também, de ficar de olho no preço da concorrência, para que o seu valor seja adequado ao segmento ou um diferencial para se destacar.

3. Converse com o novo, ele não morde

Inovar é preciso, todos estão cansados de ouvir isso. Mas você já refletiu sobre o quanto realmente tira novas ideias do papel para colocá-las em prática no seu negócio? Não dá para esperar melhores resultados fazendo mais do mesmo, e ainda que seu time esteja ganhando, é preciso mexer-se sempre. A economia, seus concorrentes, seus consumidores estão em constante mudança. Você também precisa estar.

Eventos típicos do outono e inverno, como festa junina e férias escolares, podem ser bons momentos para testar novos produtos e novos canais de vendas. Fique de olho em tendências e notícias sobre negócios. Aplique as ideias que você achar interessante em pequena escala, como um teste de mercado. Viu uma reportagem sobre um novo doce que está sendo febre na Inglaterra? Faça você mesmo algumas unidades e observe a aceitação do seu público. O movimento está fraco, pois seu cliente tem preguiça de sair no frio? Por que, então, não ir até ele? Existem empresas que atendem em eventos, fazem entrega a domicílio, vendem em feiras. Sonde marcas que já fazem isso, pergunte como é ou, até mesmo, compre delas e fique atento ao que pode ser melhorado. É preciso estar sempre disposto a colocar-se no lugar do cliente, essa é a matéria-prima da inovação, que pode ser aplicada a detalhes no que você já faz ou em novos negócios.

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