Blog

Empreender vale a pena?

Empreender vale a pena?

Uma pergunta que muitos se fazem é se empreender vale a pena. Antes de tudo, é importante pensarmos sobre o que envolve começar uma empresa da estaca zero.

Para muitos pode parecer um sonho trabalhar sem ter horários definidos, regras e um patrão cobrando resultados. Todavia, é importante que você tenha em mente que a dedicação para cuidar da própria empresa pode ser igualmente desgastante.

Via de regra, empreender não se restringe a uma escolha profissional: é uma forma de vida diferente, cheia de riscos e renúncias. Assim como também a oportunidade de construir algo que você acredita.

No texto de hoje iremos falar sobre “a dor e a delícia” que é abrir o próprio negócio, e como lidar com os desafios do dia a dia. E claro, como aproveitar os benefícios de poder colocar sua personalidade no que está fazendo.

Autonomia

Nesse sentido, seu tempo e tarefas serão organizados de acordo com a sua visão. Dessa forma você pode escolher os produtos, serviços e clientes que preferir. Por outro lado, há um grande volume de decisões a serem tomadas e grandes responsabilidades nas suas mãos, o que pode ser desafiador.

Estabilidade

Ao começar seu negócio, você vai perceber que estabilidade do emprego formal praticamente não existe no empreendedorismo. A quantidade de horas trabalhadas e renda poderão variar muito e uma estabilidade pode demorar para ser conquistada.

Risco

Todos os negócios têm riscos associados, e é por isso que é importante estar preparado para imprevistos e obstáculos. Ao ter seu próprio negócio, você toma decisões que podem dar certo, ou não. A maturidade que você encara os resultados de suas escolhas é o que fará de você um grande empresário.

Rentabilidade

Ao contrário do que acontece quando se trabalha para outros, no seu empreendimento você poderá ter melhores rendimentos, proporcionais à dedicação e esforço colocados no negócio.

Investimento inicial

Uma das principais desvantagens é a necessidade de investimento inicial, seja para infraestrutura ou comprar material.

Definitivamente, não é uma escolha fácil ou óbvia. Certamente empreender vale a pena, desde que você tenha uma visão muito clara de seus objetivos e uma filosofia de trabalho.

Por fim a recomendação do time da Formiga Marketing é que você estude o mercado e tome decisões seguindo um plano de negócios. Do contrário empreender pode ser uma experiência muito estressante e desafiadora.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?