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Entenda como aplicar o endomarketing na sua empresa

mar , 19
Entenda como aplicar o endomarketing na sua empresa

O endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia de marketing institucional voltada ao público interno das empresas. Ele é composto por diversas ações: desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos, até os eventos voltados para os colaboradores e algumas sutilezas, como a decoração da empresa.

Uma equipe motivada, inegavelmente, é um dos fatores que faz uma empresa crescer. Se os colaboradores ficam desmotivados, por exemplo, cai a qualidade das entregas e do clima organizacional. Consequentemente, a rotatividade aumenta de maneira proporcional, já que funcionários insatisfeitos não permanecem na organização.

Portanto, se você ainda não está convencido de que sua empresa precisa de uma estratégia de endomarketing, hoje certamente ficará. Confira, a seguir, algumas técnicas de marketing interno para que você possa motivar a sua equipe.

1. Incentive o diálogo

Manter os colaboradores bem informados acerca de tudo que é importante para a empresa é fundamental, mas não suficiente. É necessário fazer com que a comunicação interna seja uma via de mão dupla. Nesse sentido, abra canais para que todas as pessoas possam dar suas opiniões, fazer perguntas, criticar etc.

A operadora de telefonia Vivo é um exemplo nesse quesito. Ela insere dinâmicas multimídia em sua intranet, para que seus colaboradores estejam antenados com lançamentos de produtos e outras informações. Além disso, a empresa promove jogos e quizzes, nos quais o colaborador acumula pontos quando acerta mais questões. Assim, faz com que as pessoas interajam mais e memorizem melhor as mensagens da instituição.

Mas atenção: incentivar o diálogo entre empresa e colaboradores requer lideranças preparadas. Afinal, não adianta abrir um canal de comunicação interna se os líderes imediatos não se sentirem confortáveis com isso. Por isso, tenha em mente que tudo começa nas lideranças. Então, em primeiro lugar, conquiste os líderes. Assim, em seguida, eles conquistarão os colaboradores, num efeito cascata que o endomarketing é capaz de promover.

2. Meça sempre o clima organizacional da sua empresa

Outra técnica que pode ser muito benéfica ao seu negócio é fazer pesquisas de opinião para medir o clima organizacional. Se você entende que quanto melhor as pessoas se sentirem mais elas produzirão, reconhece que é preciso saber como as pessoas se sentem e o quanto estão motivadas.

Para que isso ocorra, trabalhe com formulários de múltipla escolha ou com perguntas e respostas. É sempre bom fazer pesquisas em que os colaboradores possam se manter anônimos. Desse modo, eles se sentem mais à vontade para expor suas reais ideias.

Logo após, com os dados em mãos, avalie o que a empresa pode fazer para melhorar a satisfação dos colaboradores. Sobretudo, é muito importante envolver o RH nesse trabalho.

3. Promova eventos de integração

Sem dúvida, promover eventos para a comunidade interna é primordial. Eles fortalecem tanto o vínculo emocional das pessoas com a empresa, quanto incentivam o trabalho em equipe. No entanto, não dá para esperar somente a festa de final de ano para reunir as equipes.

A fim de ampliar essa integração entre colaboradores, vá além: planeje um calendário variado de eventos internos para o ano. Neles, aproveite para inserir o discurso da marca, reforçar o compromisso da empresa com seus funcionários e incentivar a integração.

4. Ofereça benefícios que vão além dos “obrigatórios”

Não dá mais para chamar vale-alimentação, vale-refeição ou vale-transporte de benefício. Todas as empresas já os oferecem, ou seja, não há novidade nisso. Proporcione, então, outros tipos de benefícios que não são tão corriqueiros, como o auxílio educação. Que tal, por exemplo, estabelecer convênio com uma universidade ou um instituto de pós-graduação para dar descontos aos seus colaboradores?

A verdade é que as pessoas precisam sentir que os benefícios são, realmente, benefícios. Por outro lado, não se trata apenas de um “agrado”, mas, sim, de uma espécie de “moeda de troca”. Acima de tudo, demonstre que o benefício é uma forma de reconhecimento do valor do colaborador para sua empresa.

E você? Sabe como anda o seu público interno? Tem promovido ações motivadoras para os seus colaboradores?

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