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Estratégias de condições especiais para o seu cliente

jan , 26
Estratégias de condições especiais para o seu cliente

Você já parou para pensar no quanto é importante entregar valor quando se trata de proporcionar condições especiais para o seu cliente?

Frequentemente, no mercado, vemos muitos empreendedores oferecerem e aplicarem técnicas promocionais. Porém, quando esse conceito não é aplicado corretamente nas estratégias internas, o negócio pode perder espaço no mercado segmentado.

Com o intuito de oferecer uma experiência mais positiva ao cliente e estreitar esse relacionamento, o Marketing Promocional deve surgir como uma estratégia viável e eficaz. Em primeiro lugar, porque suas técnicas vão além de apenas oferecer descontos para alavancar as vendas de um produto. Elas almejam entregar experiências memoráveis aos consumidores antes, durante e após uma compra. Em segundo lugar, porque ajudam a incentivar as vendas, aumentar o ticket médio e estimular uma recompra.

Por isso,empresas que buscam melhorar a relação com seus clientes e gerar encantamento com base em fidelização devem, sim, se apropriar do Marketing Promocional. Entretanto, para que seja aplicado adequadamente, esse conceito deve ser entendido como um conjunto de ações diretas para incentivar a interação entre uma empresa e os seus consumidores. Consequentemente, seus principais objetivos são: fortalecer a marca, conquistar novos clientes e a fidelização daqueles que já compram com você.

E, para que você fique por dentro do Marketing Promocional, confira algumas técnicas de condições especiais que sugerimos aos nossos clientes na Formiga Marketing.

1. Compre 1 e ganhe 2

Essa é uma estratégia bastante recomendada, especialmente por ter alto valor agregado. Em geral, vemos grandes empresas oferecendo esse tipo de condição especial. No entanto, ela também pode ser aplicada pelos pequenos e médios negócios.

2. Frete grátis a partir de determinado valor

Bastante utilizado por empresas de fast food ou de delivery, o frete grátis continua sendo um fator de enorme peso para que os consumidores optem por efetuar uma compra. E o lado positivo é que esse incentivo pode ser oferecido tanto em datas especiais quanto para compras acima de um valor preestabelecido.

3. Cupom de desconto

Antes de mais nada, tenha em mente que essa deve ser uma condição especial, com tempo limitado para acontecer. O envio de cupons é uma maneira diferente de oferecer descontos e faz com que a promoção pareça ainda mais exclusiva. Além disso, dá a sensação de imediatismo ao cliente, afinal, ele precisa comprar logo, antes que o prazo ou a quantidade de vouchers acabem.

4. Desconto para a próxima compra

Essa é mais uma forma de incentivar o consumidor a retornar ao seu eCommerce. Assim, após ele finalizar uma compra de determinado valor, ofereça um cupom de desconto com validade para a próxima. Aliás, essa também é uma ótima forma de reconquistar clientes insatisfeitos. Uma dica nesse sentido é enviar cupons para aqueles que tiveram alguma experiência ruim, a fim de engajá-los novamente.

5. Brindes promocionais

A liberação de brindes para o shopper pode ser tanto simples quanto integrada. No primeiro caso, por exemplo, os próprios colaboradores da instituição podem fazer essa entrega assim que o cliente finalizar sua compra. Na forma integrada, por sua vez, os promotores podem apresentar o produto ao cliente e, posteriormente, oferecer um brinde da marca.

6. Degustações

Promover experiências sensoriais e permitir que os shoppers tenham contato com seu produto ou serviço pode fazer a diferença no momento de fidelizá-los. Inclusive, essa técnica torna-se ainda mais relevante quando se trata do ramo alimentício. Em virtude disso, é preciso esforçar-se, sobretudo para criar uma atmosfera diferenciada e satisfatória ao cliente.

7. Promoções em datas especiais

Aqui, não estamos falando apenas de Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. Essas datas também são importantes, sem dúvida, mas comumente exploradas por todo comércio. Desse modo, lembre-se de que você pode e, principalmente, deve ir além. Saia na frente e ofereça descontos no mês de aniversário da loja ou do seu cliente, por exemplo.

8. Concursos e sorteios

O sucesso dessa ação depende de três fatores: do prêmio escolhido, da forma como as pessoas participam e do nível de publicidade. No caso dos sorteios, os prêmios são dados ao acaso, até porque o cliente conta com a sorte. Em contrapartida, os concursos exigem mais de quem participa, como a demonstração de alguma habilidade ou potencial criativo.

Independente de qual seja a estratégia escolhida, oferecer, de modo correto, condições especiais ao seu cliente certamente fará com que você prospere dentro de um mercado amplamente concorrido. Portanto, comece agora mesmo a aplicar essas e outras técnicas no seu negócio.