Glossário

Glossário

Abaixo você pode conferir um grande compilado de termos muito usados no meio de marketing e planejamento estratégico. Sabemos que profissionais da área têm o hábito de utilizar muitos jargões e termos técnicos em inglês, então separamos o significado das principais palavras para ajudar você a entender mais do assunto. Confira o glossário de marketing da Formiga Marketing.

4

4 Ps de Marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção) são as principais ferramentas que auxiliam no desenho de uma estratégia da empresa e que compõem o Marketing Mix.

A

Ambiente de Marketing pode ser entendido como o conjunto de fatores externos (macroambiente – relativos ao mercado) e internos (microambiente – relativos à empresa) que afetam um negócio. Identificar, compreender e monitorar esses aspectos é importante, pois, a partir disso, consegue-se desenhar uma estratégia alinhada, antecipar tendências e minimizar os impactos diretos na viabilidade de um projeto.

Automação de Marketing são ações de marketing realizadas de maneira semi ou totalmente automática, por intermédio de ferramentas específicas. É utilizada com o intuito de otimizar os processos de marketing e escalar o alcance e resultados. Um bom exemplo dessa automação é a comunicação feita por meio de e-mails.

B

B2B (Business to Business) significa “De Empresa para Empresa”, termo que define empresas que atuam na venda de produtos e serviços apenas para outras empresas.

B2C (Business to Consumer) quer dizer “De Empresa para Cliente”. São empresas que vendem diretamente para o cliente.

Benchmarking refere-se à utilização de resultados e de estudos de caso de outras empresas como inspiração ou referência de boas práticas.

Boom é o momento ou período em que a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente.

Brainstorm é uma técnica empregada com a finalidade de buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias junto a uma equipe.

Brand significa marca, um conjunto de sentimentos que moram na cabeça do consumidor.

Brand Equity tem relação com força de marca, que normalmente é produto da imagem que os consumidores têm dela, conhecimento de marca, fidelidade de marca, associações e preferência.

Brand Image significa imagem da marca, ou seja, o modo como o consumidor a percebe.

Branding significa gestão de marca, um processo estruturado, consistente e integrado que garante a melhoria contínua da entrega da promessa de marca. Para tal, envolve desde a definição dessa promessa até a implementação em todos os seus pontos de contato com os públicos estratégicos.

Break-Even-Point denota o ponto de equilíbrio de uma empresa. É o faturamento necessário para se trabalhar sem lucros e, também, sem prejuízos.

Briefing refere-se a uma série de informações-chave, organizadas de maneira resumida, para orientar alguma atividade ou tarefa. Normalmente, são informações básicas sobre a empresa, os objetivos e o escopo do que se quer contratar.

C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é a métrica responsável por indicar quanto a empresa gastou para conseguir um novo cliente.

Canal de Venda é o meio pelo qual é possível vender algum produto ou serviço. Pode ser um call center, uma loja física ou um e-commerce, por exemplo.

Case consiste em um relato ou exposição de alguma experiência de sucesso. É, geralmente, usado para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.

Ciclo de Vida de Produto refere-se à ferramenta que ajuda empreendedor e empresa a entenderem o seu produto/serviço. Para isso, identifica em que momento estão para traçar estratégias de marketing, comunicação e vendas. Didaticamente, esse ciclo tem cinco fases: desenvolvimento, lançamento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. É fundamental conhecer bem o que caracteriza cada uma dessas fases, a fim de se adotar as melhores práticas para cada uma delas.

Co-branding é uma estratégia de marketing que transfere valor entre marcas com sinergia.

Cold Call pode ser traduzido literalmente como “ligação fria”. É o nome dado àquelas ligações para potenciais clientes, sem que haja, no entanto, um contato prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato.

Cold Mail é o mesmo que Cold Call, porém utilizando o e-mail para a realização do contato.

Comunicação consiste na transmissão de determinada informação entre um interlocutor e um receptor, e vice-versa, através de algum meio.

Consultoria de Marketing é a empresa que aconselha os melhores caminhos e estratégias de marketing para outras empresas.

Consultoria Empresarial é a empresa que, com base em sua própria área de especialidade e experiência, aconselha outras empresas no que diz respeito aos melhores caminhos e estratégias para seguir.

Conversão é quando a CTA sugerida dá resultado, levando o usuário à conversão desejada pela empresa, isto é, à compra, ao preenchimento de formulário, à curtida, ao download, à assinatura de newsletter, entre outras possibilidades.

Core Business é o coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.

CRM (Customer Relationship Management) significa “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes”. Visa manter a boa relação entre empresas e consumidores. Isso ocorre por meio do planejamento e da gestão de canais, mensagens e momentos ideais para se relacionar com os clientes.

CTA (Call to Action) são as “Chamadas para Ação”, bastante utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua página, como clicar em botões, banners, ofertas, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdo, etc. Alguns exemplos são: “Saiba mais”; “Quero receber uma amostra”; “Pedir orçamento”.

D

Diagnóstico Empresarial é a maneira que empresas encontram para analisar processos internos. Tal ferramenta é muito usada por empreendedores para descobrirem e identificarem como fazer seu negócio crescer, mesmo quando o cenário não é favorável. Por meio desse diagnóstico, é possível fazer uma avaliação interna dos processos da empresa, como: fluxo de caixa, controle de estoque, vendas, marketing, recursos humanos.

E

eBook são livros ou manuais eletrônicos que podem ser baixados e lidos diretamente em qualquer dispositivo digital. São ferramentas mais completas e abrangentes, assim como seus similares físicos.

Endomarketing é o mesmo que marketing interno. Sobretudo, é utilizado para motivar, educar e aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Estratégia Competitiva é a forma pela qual uma organização pode se diferenciar da concorrência que existe no mercado. Assim, mesmo que concorrentes diretos ou indiretos se tornem uma ameaça, essa estratégia pode minimizá-la. Também pode ser entendida como a maneira que uma organização compete com outros concorrentes de mercado com o propósito de obter uma vantagem. Os principais tipos de estratégia competitiva são custo, diferenciação, custo de foco, foco de diferenciação.

Estratégia Genérica de Marketing é um conceito essencial para o entendimento da vantagem competitiva. Por meio dele, é possível tomar decisões e ações ofensivas ou defensivas, com a finalidade de criar uma posição que permita se defender em um setor de atuação.

F

Fatores Críticos de Sucesso são as mais importantes características atuantes em determinado mercado, primordiais para o sucesso e crescimento de uma empresa, a saber: SAC, entrega rápida, variedade, promoções recorrentes, sabor, design de embalagem, etc.

Fee refere-se ao preço dos honorários fixos, acertado previamente entre a agência e seus clientes.

Feedback indica o retorno feito com o intuito de realizar uma análise ou fazer sugestões sobre práticas, tarefas e status de serviços.

Follow-up consiste no acompanhamento de algum projeto ou ação, seja de marketing ou de vendas.

Freelancer é o profissional que presta serviços esporádicos, sem nenhum vínculo empregatício, mas, às vezes, com vínculo contratual.

Funil de Vendas é o processo pelo qual um volume de consumidores passa antes da compra. Normalmente, divide-se em visitantes, leads, prospects e clientes. Toma a forma de um funil, pois é mais comum que um site, por exemplo, tenha mais visitantes do que clientes.

G

Growth Hacking trata-se de uma técnica com enfoque total em gerar um crescimento acelerado mediante a aquisição de clientes.

Guest Post refere-se ao conteúdo escrito por algum convidado (blogueiro, empresa, especialista), com o fim de ser publicado no blog de quem o convidou.

H

Heavy Users é um grupo de consumidores que fazem uso fiel e massivo de algum serviço ou produto.

Holding é o nome dado a companhias que têm o capital formado pela maioria de ações advindas de outras empresas.

I

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital, cujo objetivo é atrair o cliente até chegar à empresa, ao produto ou ao serviço desejado. A forma mais utilizada é o marketing de conteúdo para sites, blogs, e-mails e mídias sociais.

Inovação significa transformar algo de forma que gere resultados. Inovar significa criar estratégias ou caminhos diferentes dos usuais para atingir determinado objetivo. Ao inovar, podemos inventar ideias, processos, ferramentas ou serviços.

Inside Sales é o termo utilizado para designar o processo de vendas feito de dentro da empresa (por meio de e-mail, Skype, telefone, etc.). Não há deslocamento físico para fechar o negócio.

K

Key Account significa uma conta ou um cliente-chave. Em outras palavras, é aquele considerado como o principal da carteira, ou que deve receber atenção especial durante alguma ação.

Know-How, se traduzido literalmente, é o “saber como. Conceito frequentemente empregado para nomear um conjunto de conhecimentos específicos acerca de algum assunto ou área.

KPI (Key Performance Indicators) são os “Indicadores-Chave de Desempenho”, isto é, métricas utilizadas para medir o progresso e a efetividade de uma empresa, a fim de que consiga alcançar os objetivos traçados.

L

Landing Page são as páginas de aterrissagem para onde os internautas são direcionados após clicarem em uma determinada ação de marketing, com o propósito de realizar uma conversão, como uma compra ou uma curtida na página no Facebook.

Leads são os usuários ou potenciais clientes que demonstram interesse nos produtos, serviços ou em uma empresa de modo geral.

Light User contrapõe o heavy user. É aquele usuário eventual de algum produto ou serviço, mas que sempre deve ser considerado nas estratégias.

LTV (Lifetime Value) é o valor do tempo de vida de um cliente. Ou seja, o valor que gastará com determinado negócio durante todo o tempo em que se relacionar com ele.

M

Macroambiente indica o composto de elementos externos que existem fora de uma empresa e que podem afetar o desempenho do negócio em um mercado. Como exemplos de fatores macroambientais, podemos citar a economia do país e a global, os fenômenos naturais e as mudanças políticas e jurídicas.

Mailing List refere-se à lista de e-mails adquirida por meio de ações de captura de leads ou quaisquer outras estratégias. Podem ser usadas para diversos fins, mas especialmente para e-mail marketing.

Market Share consiste no percentual de vendas em volume ou faturamento que uma empresa possui em relação ao mercado em que atua. O Market Share pode ser o que a empresa, produto ou serviço tem em relação ao total do setor ou da categoria.

Marketing é a arte de estimular a troca de valores no mercado. Por um lado, para uma empresa oferecer valor (um bom produto ou serviço), precisa atender e antecipar as necessidades e os desejos do seu público-alvo. Os consumidores, em contrapartida, entregarão valor (seu dinheiro e fidelidade) à empresa que melhor se encaixar às suas necessidades e desejos.

Marketing Mix, ou Composto de Marketing, é um conjunto de variáveis controláveis que ajuda a colocar em prática as estratégias de um negócio. Popularmente conhecido pelos 4 Ps, também pode ser composto pelos 7 Ps de marketing de serviços, pelos 8 Ps do marketing digital, etc. Na Formiga Marketing, monitoramos 6 Ps: produto, praça, preço, processos, pessoas e promoção.

Matriz Ansoff é uma plataforma que auxilia o gestor no planejamento estratégico. Por meio dela, é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer projeções. Consiste, basicamente, em dois eixos: mercados vs. produtos. A ideia é cruzar esses elementos de forma a criar novas oportunidades para a organização, além de explorar melhor aquelas que já existem. A base do seu raciocínio está na expansão e na diversificação da empresa. Dessa combinação de variáveis, há quatro cenários possíveis, que igualmente resultam em quatro estratégias que podem ser traçadas: penetração de mercado; desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos, diversificação.

Matriz BCG foi denominada assim por conta do tradicional Business Consulting Group, para o qual Bruce Henderson desenvolveu essa representação gráfica. É uma forma consagrada de se fazer a análise de portfólio de produtos ou serviços, proporcionando clareza na análise do ciclo de venda deles. Essa ferramenta auxilia a aprimorar a carteira de produtos ou serviços, priorizando aqueles que melhor equilibram o maior potencial de lucro com menos recursos. As classificações são vaca leiteira, estrela, abacaxi e ponto de interrogação e baseiam-se no crescimento de mercado, bem como na participação do produto nesse setor.

Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um serviço ou produto. Pode ser na forma física e, atualmente, também existe a virtual. Há diversos tipos de mercado, como o financeiro, o de trabalho, entre outros.

Microambiente designa o composto de elementos que existem no espectro de uma empresa e que podem afetar o desempenho do negócio. Pode ser compreendido como Macroambiente Interno, com variáveis controláveis pela empresa, como recursos humanos, financeiros e processos, e também como Microambiente Externo, com forças não controláveis, como concorrentes, clientes, etc.

Mídia indica todo e qualquer meio de comunicação que serve para a transmissão de mensagens entre interlocutor e receptor, sejam elas faladas ou escritas. Como exemplo, podemos citar a televisão, a internet, os jornais e os livros.

Mix de Comunicação consiste no conjunto de variáveis controláveis que abrange apenas o “p” de propaganda (praça), focando, dessa maneira, em promoção e vendas. Pode trabalhar, também, com relações públicas, marketing direto e demais maneiras de comunicar.

Modelagem Estratégica destina-se a pensar na Missão, na Visão e nos Valores da empresa. Em suma, é por meio desse tripé que as companhias podem desenhar seu planejamento, definir suas estratégias, sua cultura organizacional e seus planos de ação.

  • Missão: é a razão de existência de uma empresa.
  • Visão: é aonde a empresa deseja chegar.
  • Valores: são pilares e valores fundamentais que devem ser respeitados para atingir a visão e manter a essência da marca.

N

Nutrição de Leads é o envio de conteúdos aos leads com o objetivo de fazê-los passar para as próximas etapas do funil de vendas. Frequentemente, ocorre por intermédio de estratégias de automação de marketing.

O

Objetivos de Marketing indicam qualquer objetivo que uma empresa deseja alcançar em seus negócios e que possa ser atingido com o auxílio das estratégias de marketing. Como exemplos, podemos citar o aumento das vendas, a fidelização de clientes, o reposicionamento de marca, entre outros.

Opt-in é a decisão, por parte de um usuário, de aceitar o recebimento de informações acerca de uma determinada empresa por e-mail ou telefone. Para isso, ele preenche um formulário e, consequentemente, permite que a instituição entre em contato com ele por meio das mídias combinadas.

Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa de clientes, em que a empresa toma a iniciativa a fim de buscá-los. Pode acontecer por meio de televendas, e-mails, venda porta a porta, entre outros.

P

Pessoas é a frente que define o recurso humano necessário para entregar o serviço com qualidade, bem como atingir os objetivos da empresa.

  • Exemplos: colaboradores, cultura organizacional, gestão, serviço ao cliente, capacitação, endomarketing

Pitch, também conhecido como “elevator pitch” ou “discurso de elevador”, é uma ferramenta para empreendedores venderem suas ideias a um possível investidor, utilizando, para isso, poucas palavras e curto espaço de tempo (geralmente, até 60 segundos).

Planejamento refere-se ao ato de elaborar um plano de forma antecipada. Por isso, engloba a definição do conjunto de ações e procedimentos que devem ser adotados por uma empresa, visando ao alcance de determinado objetivo.

Planejamento Estratégico é o processo de desenvolver e manter uma combinação estratégica entre os objetivos e capacidades de uma empresa e as oportunidades do mercado em que ela atua.

Posicionamento refere-se à ideia que uma marca deseja transmitir ao consumidor e ao modo como ele percebe o valor dela no mercado. É de extrema importância para que as marcas atinjam seus objetivos de maneira estruturada.

Posicionamento de Marca refere-se à maneira como determinada marca gostaria de se posicionar no mercado, tanto em comparação com a concorrência quanto na cabeça do consumidor.

PR (Press Release) indica o conteúdo ou material distribuído à imprensa com o intuito de propagar alguma informação ou novidade sobre a marca. Tem, ainda, o propósito de conquistar autoridade em outras mídias espontâneas, colunas ou espaços de formadores de opinião.

Praça é a frente que estabelece onde o produto ou serviço será disponibilizado para o cliente.

  • Cobertura: que região geográfica atender?
  • Localização: como escolher os pontos comerciais?
  • Canais: por quais meios entregar valor?
  • Sortimento: o que oferecer em cada lugar e canal?
  • Intermediários: venda direta ou por intermédio de parceiros?

Preço é a frente que aborda a estratégia de cobrança do valor entregue ao cliente.

  • Custos
  • Percepção do cliente
  • Concorrência

Processos indicam como um conjunto de políticas e de procedimentos-padrão deve operar nas principais atividades da empresa com o objetivo de satisfazer o cliente.

  • Exemplos: regras, processos de venda, feedback, segurança, limpeza

Produto é a frente que define o que se oferta para atender às necessidades e aos desejos do cliente.

  • Portfólio: quais variedades de linhas, extensões e categorias serão oferecidas?
  • Atributos e benefícios: quais características atraem o cliente e demonstram qualidade?

Promoção é a frente responsável por comunicar as propostas de valor da empresa aos seus públicos de interesse.

  • Estratégias, objetivos e metas de comunicação
  • Ações de lançamento e sustentação
  • Ações por público, mídia e intenção

Prospects, também conhecidos como oportunidades, são leads mais qualificados, visto que chegam a uma etapa mais avançada da venda, como a apresentação de uma proposta.

R

Rede Social refere-se ao sistema social formado por pessoas ou organizações conectadas entre si. Do ponto de vista virtual, as redes sociais são aquelas plataformas por meio das quais é possível a interação entre empresas, entidades, pessoas físicas, entre outros. Os exemplos mais conhecidos e populares são o Instagram e o Facebook.

ROI (Return on Investiment) significa “Retorno sobre o Investimento”. Em outras palavras, é o resultado incremental obtido a partir de uma verba investida em determinada campanha, ação ou plano de marketing.

S

Sampling refere-se à distribuição de amostras de conteúdos e serviços. Pode ser empregada tanto para realizar testes quanto para tentar conquistar clientes.

Segmentação de Clientes é a prática de dividir uma base de clientes em grupos de indivíduos semelhantes entre si. Tais divisões devem ser realizadas em formas específicas relevantes ao marketing, seja de maneira geográfica, psicográfica ou comportamental.

SEO (Search Engine Optmization) significa “Otimização para Ferramentas de Busca”. Consiste em uma série de ações que podem ser realizadas por uma empresa para melhorar o posicionamento de sua página nas pesquisas de buscadores, como Google, YouTube, entre outros.

Staff é a equipe de apoio por trás de algum projeto ou contrato.

SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do planejamento estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), as oportunidades e vantagens competitivas (Opportunities) e, ainda, as ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).

T

Target, também chamado de segmento de clientes, é um grupo de pessoas que são o alvo de alguma ação de marketing.

Tendência, segundo Philip Kotler, “[…] é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”. Só para ilustrar, podemos citar a tendência do aumento nas vendas de produtos on-line devido à crise do coronavírus.

Top of Mind é um produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.

W

Webinar refere-se ao conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga. Consiste, geralmente, na gravação de uma palestra, de uma aula ou de uma série, em que perguntas são respondidas em tempo real. O termo é resultado da junção das palavras web e seminar (seminário).

Whitepaper (algo como “livro em branco”, em português) é um documento que ataca um problema de maneira concisa. Assim, serve como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio. É bastante utilizado como tática para conseguir o contato e o e-mail de pessoas-chave no inbound marketing.

4 Ps de Marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção) são as principais ferramentas que auxiliam no desenho de uma estratégia da empresa e que compõem o Marketing Mix.

Ambiente de Marketing pode ser entendido como o conjunto de fatores externos (macroambiente – relativos ao mercado) e internos (microambiente – relativos à empresa) que afetam um negócio. Identificar, compreender e monitorar esses aspectos é importante, pois, a partir disso, consegue-se desenhar uma estratégia alinhada, antecipar tendências e minimizar os impactos diretos na viabilidade de um projeto.

Automação de Marketing são ações de marketing realizadas de maneira semi ou totalmente automática, por intermédio de ferramentas específicas. É utilizada com o intuito de otimizar os processos de marketing e escalar o alcance e resultados. Um bom exemplo dessa automação é a comunicação feita por meio de e-mails.

B2B (Business to Business) significa “De Empresa para Empresa”, termo que define empresas que atuam na venda de produtos e serviços apenas para outras empresas.

B2C (Business to Consumer) quer dizer “De Empresa para Cliente”. São empresas que vendem diretamente para o cliente.

Benchmarking refere-se à utilização de resultados e de estudos de caso de outras empresas como inspiração ou referência de boas práticas.

Boom é o momento ou período em que a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente.

Brainstorm é uma técnica empregada com a finalidade de buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias junto a uma equipe.

Brand significa marca, um conjunto de sentimentos que moram na cabeça do consumidor.

Brand Equity tem relação com força de marca, que normalmente é produto da imagem que os consumidores têm dela, conhecimento de marca, fidelidade de marca, associações e preferência.

Brand Image significa imagem da marca, ou seja, o modo como o consumidor a percebe.

Branding significa gestão de marca, um processo estruturado, consistente e integrado que garante a melhoria contínua da entrega da promessa de marca. Para tal, envolve desde a definição dessa promessa até a implementação em todos os seus pontos de contato com os públicos estratégicos.

Break-Even-Point denota o ponto de equilíbrio de uma empresa. É o faturamento necessário para se trabalhar sem lucros e, também, sem prejuízos.

Briefing refere-se a uma série de informações-chave, organizadas de maneira resumida, para orientar alguma atividade ou tarefa. Normalmente, são informações básicas sobre a empresa, os objetivos e o escopo do que se quer contratar.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é a métrica responsável por indicar quanto a empresa gastou para conseguir um novo cliente.

Canal de Venda é o meio pelo qual é possível vender algum produto ou serviço. Pode ser um call center, uma loja física ou um e-commerce, por exemplo.

Case consiste em um relato ou exposição de alguma experiência de sucesso. É, geralmente, usado para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.

Ciclo de Vida de Produto refere-se à ferramenta que ajuda empreendedor e empresa a entenderem o seu produto/serviço. Para isso, identifica em que momento estão para traçar estratégias de marketing, comunicação e vendas. Didaticamente, esse ciclo tem cinco fases: desenvolvimento, lançamento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. É fundamental conhecer bem o que caracteriza cada uma dessas fases, a fim de se adotar as melhores práticas para cada uma delas.

Co-branding é uma estratégia de marketing que transfere valor entre marcas com sinergia.

Cold Call pode ser traduzido literalmente como “ligação fria”. É o nome dado àquelas ligações para potenciais clientes, sem que haja, no entanto, um contato prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato.

Cold Mail é o mesmo que Cold Call, porém utilizando o e-mail para a realização do contato.

Comunicação consiste na transmissão de determinada informação entre um interlocutor e um receptor, e vice-versa, através de algum meio.

Consultoria de Marketing é a empresa que aconselha os melhores caminhos e estratégias de marketing para outras empresas.

Consultoria Empresarial é a empresa que, com base em sua própria área de especialidade e experiência, aconselha outras empresas no que diz respeito aos melhores caminhos e estratégias para seguir.

Conversão é quando a CTA sugerida dá resultado, levando o usuário à conversão desejada pela empresa, isto é, à compra, ao preenchimento de formulário, à curtida, ao download, à assinatura de newsletter, entre outras possibilidades.

Core Business é o coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.

CRM (Customer Relationship Management) significa “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes”. Visa manter a boa relação entre empresas e consumidores. Isso ocorre por meio do planejamento e da gestão de canais, mensagens e momentos ideais para se relacionar com os clientes.

CTA (Call to Action) são as “Chamadas para Ação”, bastante utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua página, como clicar em botões, banners, ofertas, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdo, etc. Alguns exemplos são: “Saiba mais”; “Quero receber uma amostra”; “Pedir orçamento”.

Diagnóstico Empresarial é a maneira que empresas encontram para analisar processos internos. Tal ferramenta é muito usada por empreendedores para descobrirem e identificarem como fazer seu negócio crescer, mesmo quando o cenário não é favorável. Por meio desse diagnóstico, é possível fazer uma avaliação interna dos processos da empresa, como: fluxo de caixa, controle de estoque, vendas, marketing, recursos humanos.

eBook são livros ou manuais eletrônicos que podem ser baixados e lidos diretamente em qualquer dispositivo digital. São ferramentas mais completas e abrangentes, assim como seus similares físicos.

Endomarketing é o mesmo que marketing interno. Sobretudo, é utilizado para motivar, educar e aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Estratégia Competitiva é a forma pela qual uma organização pode se diferenciar da concorrência que existe no mercado. Assim, mesmo que concorrentes diretos ou indiretos se tornem uma ameaça, essa estratégia pode minimizá-la. Também pode ser entendida como a maneira que uma organização compete com outros concorrentes de mercado com o propósito de obter uma vantagem. Os principais tipos de estratégia competitiva são custo, diferenciação, custo de foco, foco de diferenciação.

Estratégia Genérica de Marketing é um conceito essencial para o entendimento da vantagem competitiva. Por meio dele, é possível tomar decisões e ações ofensivas ou defensivas, com a finalidade de criar uma posição que permita se defender em um setor de atuação.

.

Fatores Críticos de Sucesso são as mais importantes características atuantes em determinado mercado, primordiais para o sucesso e crescimento de uma empresa, a saber: SAC, entrega rápida, variedade, promoções recorrentes, sabor, design de embalagem, etc.

Fee refere-se ao preço dos honorários fixos, acertado previamente entre a agência e seus clientes.

Feedback indica o retorno feito com o intuito de realizar uma análise ou fazer sugestões sobre práticas, tarefas e status de serviços.

Follow-up consiste no acompanhamento de algum projeto ou ação, seja de marketing ou de vendas.

Freelancer é o profissional que presta serviços esporádicos, sem nenhum vínculo empregatício, mas, às vezes, com vínculo contratual.

Funil de Vendas é o processo pelo qual um volume de consumidores passa antes da compra. Normalmente, divide-se em visitantes, leads, prospects e clientes. Toma a forma de um funil, pois é mais comum que um site, por exemplo, tenha mais visitantes do que clientes.

Growth Hacking trata-se de uma técnica com enfoque total em gerar um crescimento acelerado mediante a aquisição de clientes.

Guest Post refere-se ao conteúdo escrito por algum convidado (blogueiro, empresa, especialista), com o fim de ser publicado no blog de quem o convidou.

Heavy Users é um grupo de consumidores que fazem uso fiel e massivo de algum serviço ou produto.

Holding é o nome dado a companhias que têm o capital formado pela maioria de ações advindas de outras empresas.

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital, cujo objetivo é atrair o cliente até chegar à empresa, ao produto ou ao serviço desejado. A forma mais utilizada é o marketing de conteúdo para sites, blogs, e-mails e mídias sociais.

Inovação significa transformar algo de forma que gere resultados. Inovar significa criar estratégias ou caminhos diferentes dos usuais para atingir determinado objetivo. Ao inovar, podemos inventar ideias, processos, ferramentas ou serviços.

Inside Sales é o termo utilizado para designar o processo de vendas feito de dentro da empresa (por meio de e-mail, Skype, telefone, etc.). Não há deslocamento físico para fechar o negócio.

Key Account significa uma conta ou um cliente-chave. Em outras palavras, é aquele considerado como o principal da carteira, ou que deve receber atenção especial durante alguma ação.

Know-How, se traduzido literalmente, é o “saber como. Conceito frequentemente empregado para nomear um conjunto de conhecimentos específicos acerca de algum assunto ou área.

KPI (Key Performance Indicators) são os “Indicadores-Chave de Desempenho”, isto é, métricas utilizadas para medir o progresso e a efetividade de uma empresa, a fim de que consiga alcançar os objetivos traçados.

Landing Page são as páginas de aterrissagem para onde os internautas são direcionados após clicarem em uma determinada ação de marketing, com o propósito de realizar uma conversão, como uma compra ou uma curtida na página no Facebook.

Leads são os usuários ou potenciais clientes que demonstram interesse nos produtos, serviços ou em uma empresa de modo geral.

Light User contrapõe o heavy user. É aquele usuário eventual de algum produto ou serviço, mas que sempre deve ser considerado nas estratégias.

LTV (Lifetime Value) é o valor do tempo de vida de um cliente. Ou seja, o valor que gastará com determinado negócio durante todo o tempo em que se relacionar com ele.

Macroambiente indica o composto de elementos externos que existem fora de uma empresa e que podem afetar o desempenho do negócio em um mercado. Como exemplos de fatores macroambientais, podemos citar a economia do país e a global, os fenômenos naturais e as mudanças políticas e jurídicas.

Mailing List refere-se à lista de e-mails adquirida por meio de ações de captura de leads ou quaisquer outras estratégias. Podem ser usadas para diversos fins, mas especialmente para e-mail marketing.

Market Share consiste no percentual de vendas em volume ou faturamento que uma empresa possui em relação ao mercado em que atua. O Market Share pode ser o que a empresa, produto ou serviço tem em relação ao total do setor ou da categoria.

Marketing é a arte de estimular a troca de valores no mercado. Por um lado, para uma empresa oferecer valor (um bom produto ou serviço), precisa atender e antecipar as necessidades e os desejos do seu público-alvo. Os consumidores, em contrapartida, entregarão valor (seu dinheiro e fidelidade) à empresa que melhor se encaixar às suas necessidades e desejos.

Marketing Mix, ou Composto de Marketing, é um conjunto de variáveis controláveis que ajuda a colocar em prática as estratégias de um negócio. Popularmente conhecido pelos 4 Ps, também pode ser composto pelos 7 Ps de marketing de serviços, pelos 8 Ps do marketing digital, etc. Na Formiga Marketing, monitoramos 6 Ps: produto, praça, preço, processos, pessoas e promoção.

Matriz Ansoff é uma plataforma que auxilia o gestor no planejamento estratégico. Por meio dela, é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer projeções. Consiste, basicamente, em dois eixos: mercados vs. produtos. A ideia é cruzar esses elementos de forma a criar novas oportunidades para a organização, além de explorar melhor aquelas que já existem. A base do seu raciocínio está na expansão e na diversificação da empresa. Dessa combinação de variáveis, há quatro cenários possíveis, que igualmente resultam em quatro estratégias que podem ser traçadas: penetração de mercado; desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos, diversificação.

Matriz BCG foi denominada assim por conta do tradicional Business Consulting Group, para o qual Bruce Henderson desenvolveu essa representação gráfica. É uma forma consagrada de se fazer a análise de portfólio de produtos ou serviços, proporcionando clareza na análise do ciclo de venda deles. Essa ferramenta auxilia a aprimorar a carteira de produtos ou serviços, priorizando aqueles que melhor equilibram o maior potencial de lucro com menos recursos. As classificações são vaca leiteira, estrela, abacaxi e ponto de interrogação e baseiam-se no crescimento de mercado, bem como na participação do produto nesse setor.

Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um serviço ou produto. Pode ser na forma física e, atualmente, também existe a virtual. Há diversos tipos de mercado, como o financeiro, o de trabalho, entre outros.

Microambiente designa o composto de elementos que existem no espectro de uma empresa e que podem afetar o desempenho do negócio. Pode ser compreendido como Macroambiente Interno, com variáveis controláveis pela empresa, como recursos humanos, financeiros e processos, e também como Microambiente Externo, com forças não controláveis, como concorrentes, clientes, etc.

Mídia indica todo e qualquer meio de comunicação que serve para a transmissão de mensagens entre interlocutor e receptor, sejam elas faladas ou escritas. Como exemplo, podemos citar a televisão, a internet, os jornais e os livros.

Mix de Comunicação consiste no conjunto de variáveis controláveis que abrange apenas o “p” de propaganda (praça), focando, dessa maneira, em promoção e vendas. Pode trabalhar, também, com relações públicas, marketing direto e demais maneiras de comunicar.

Modelagem Estratégica destina-se a pensar na Missão, na Visão e nos Valores da empresa. Em suma, é por meio desse tripé que as companhias podem desenhar seu planejamento, definir suas estratégias, sua cultura organizacional e seus planos de ação.

  • Missão: é a razão de existência de uma empresa.
  • Visão: é aonde a empresa deseja chegar.
  • Valores: são pilares e valores fundamentais que devem ser respeitados para atingir a visão e manter a essência da marca.

Nutrição de Leads é o envio de conteúdos aos leads com o objetivo de fazê-los passar para as próximas etapas do funil de vendas. Frequentemente, ocorre por intermédio de estratégias de automação de marketing.

Objetivos de Marketing indicam qualquer objetivo que uma empresa deseja alcançar em seus negócios e que possa ser atingido com o auxílio das estratégias de marketing. Como exemplos, podemos citar o aumento das vendas, a fidelização de clientes, o reposicionamento de marca, entre outros.

Opt-in é a decisão, por parte de um usuário, de aceitar o recebimento de informações acerca de uma determinada empresa por e-mail ou telefone. Para isso, ele preenche um formulário e, consequentemente, permite que a instituição entre em contato com ele por meio das mídias combinadas.

Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa de clientes, em que a empresa toma a iniciativa a fim de buscá-los. Pode acontecer por meio de televendas, e-mails, venda porta a porta, entre outros.

Pessoas é a frente que define o recurso humano necessário para entregar o serviço com qualidade, bem como atingir os objetivos da empresa.

  • Exemplos: colaboradores, cultura organizacional, gestão, serviço ao cliente, capacitação, endomarketing

Pitch, também conhecido como “elevator pitch” ou “discurso de elevador”, é uma ferramenta para empreendedores venderem suas ideias a um possível investidor, utilizando, para isso, poucas palavras e curto espaço de tempo (geralmente, até 60 segundos).

Planejamento refere-se ao ato de elaborar um plano de forma antecipada. Por isso, engloba a definição do conjunto de ações e procedimentos que devem ser adotados por uma empresa, visando ao alcance de determinado objetivo.

Planejamento Estratégico é o processo de desenvolver e manter uma combinação estratégica entre os objetivos e capacidades de uma empresa e as oportunidades do mercado em que ela atua.

Posicionamento refere-se à ideia que uma marca deseja transmitir ao consumidor e ao modo como ele percebe o valor dela no mercado. É de extrema importância para que as marcas atinjam seus objetivos de maneira estruturada.

Posicionamento de Marca refere-se à maneira como determinada marca gostaria de se posicionar no mercado, tanto em comparação com a concorrência quanto na cabeça do consumidor.

PR (Press Release) indica o conteúdo ou material distribuído à imprensa com o intuito de propagar alguma informação ou novidade sobre a marca. Tem, ainda, o propósito de conquistar autoridade em outras mídias espontâneas, colunas ou espaços de formadores de opinião.

Praça é a frente que estabelece onde o produto ou serviço será disponibilizado para o cliente.

  • Cobertura: que região geográfica atender?
  • Localização: como escolher os pontos comerciais?
  • Canais: por quais meios entregar valor?
  • Sortimento: o que oferecer em cada lugar e canal?
  • Intermediários: venda direta ou por intermédio de parceiros?

Preço é a frente que aborda a estratégia de cobrança do valor entregue ao cliente.

  • Custos
  • Percepção do cliente
  • Concorrência

Processos indicam como um conjunto de políticas e de procedimentos-padrão deve operar nas principais atividades da empresa com o objetivo de satisfazer o cliente.

  • Exemplos: regras, processos de venda, feedback, segurança, limpeza

Produto é a frente que define o que se oferta para atender às necessidades e aos desejos do cliente.

  • Portfólio: quais variedades de linhas, extensões e categorias serão oferecidas?
  • Atributos e benefícios: quais características atraem o cliente e demonstram qualidade?

Promoção é a frente responsável por comunicar as propostas de valor da empresa aos seus públicos de interesse.

  • Estratégias, objetivos e metas de comunicação
  • Ações de lançamento e sustentação
  • Ações por público, mídia e intenção

Prospects, também conhecidos como oportunidades, são leads mais qualificados, visto que chegam a uma etapa mais avançada da venda, como a apresentação de uma proposta.

Rede Social refere-se ao sistema social formado por pessoas ou organizações conectadas entre si. Do ponto de vista virtual, as redes sociais são aquelas plataformas por meio das quais é possível a interação entre empresas, entidades, pessoas físicas, entre outros. Os exemplos mais conhecidos e populares são o Instagram e o Facebook.

ROI (Return on Investiment) significa “Retorno sobre o Investimento”. Em outras palavras, é o resultado incremental obtido a partir de uma verba investida em determinada campanha, ação ou plano de marketing.

Sampling refere-se à distribuição de amostras de conteúdos e serviços. Pode ser empregada tanto para realizar testes quanto para tentar conquistar clientes.

Segmentação de Clientes é a prática de dividir uma base de clientes em grupos de indivíduos semelhantes entre si. Tais divisões devem ser realizadas em formas específicas relevantes ao marketing, seja de maneira geográfica, psicográfica ou comportamental.

SEO (Search Engine Optmization) significa “Otimização para Ferramentas de Busca”. Consiste em uma série de ações que podem ser realizadas por uma empresa para melhorar o posicionamento de sua página nas pesquisas de buscadores, como Google, YouTube, entre outros.

Staff é a equipe de apoio por trás de algum projeto ou contrato.

SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do planejamento estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), as oportunidades e vantagens competitivas (Opportunities) e, ainda, as ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).

Target, também chamado de segmento de clientes, é um grupo de pessoas que são o alvo de alguma ação de marketing.

Tendência, segundo Philip Kotler, “[…] é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”. Só para ilustrar, podemos citar a tendência do aumento nas vendas de produtos on-line devido à crise do coronavírus.

Top of Mind é um produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.

Webinar refere-se ao conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga. Consiste, geralmente, na gravação de uma palestra, de uma aula ou de uma série, em que perguntas são respondidas em tempo real. O termo é resultado da junção das palavras web e seminar (seminário).

Whitepaper (algo como “livro em branco”, em português) é um documento que ataca um problema de maneira concisa. Assim, serve como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio. É bastante utilizado como tática para conseguir o contato e o e-mail de pessoas-chave no inbound marketing.

FALE CONOSCO PARA MAIORES DETALHES!

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?