Blog

O impacto dos canais de comunicação para o seu negócio

O impacto dos canais de comunicação para o seu negócio

Um bom gestor conhece o impacto dos canais de comunicação para o seu negócio. No post de hoje, vamos falar sobre como cada um deles contribui em sua estratégia de vendas.

Atraia pessoas para a sua marca

Antes de tudo, iremos falar sobre como é importante que o seu cliente entenda o que seu produto ou serviço tem de diferente. Este é o papel da publicidade na sua estratégia, atrair clientes novos e recorrentes. Para fazer isso é importante usar a mídia tradicional com as ferramentas online, pois a ideia é espalhar a informação para todos que possam ser seus clientes.

Em outras palavras, tenha uma estratégia que utilize de forma inteligente ambas as formas de comunicação, o que aumenta a sua visibilidade e alcance.

Ouça o seu cliente

Em seguida, é importante que o consumidor saiba que ele tem um canal de comunicação direto caso ele tenha alguma dúvida ou imprevisto. É muito importante para a empresa oferecer canais diretos de Serviço de Atendimento ao Consumidor em diferentes canais como central telefônica, serviço postal ou ambiente on-line. Inclusive, esta é uma exigência legal, pois o cliente precisa de ter canais de comunicação para receber suporte no caso de dúvidas, fazer reclamações ou acionar a garantia de fábrica.

Juntamente com os canais tradicionais, sua empresa deve oferecer atendimento pela internet. As redes sociais são uma forma prática e acessível para as pessoas falarem diretamente, e é importante que sua equipe seja preparada para isso. Seus funcionários devem ser gentis, educados e simpáticos, para que o cliente tenha uma opinião favorável sobre a sua empresa. Importante lembrar que seu cliente vai associar o tom de voz utilizado pela sua equipe com a personalidade da empresa, e irá formar uma opinião baseada nisso.

Mantenha o cliente informado

Por fim, a sua marca deve ter meios de manter este usuário próximo, para que ele saiba das novidades em produtos e serviços. Fidelizar o cliente é a melhor forma de manter uma empresa em um bom caminho. Atrair a atenção de novas pessoas para o que sua empresa está fazendo pode custar um pouco caro e levar tempo. Por isso ofereça algo para seus clientes, como promoções, edições especiais ou um clube de vantagens. A melhor forma é em plataformas de vídeo como o YouTube, redes sociais ou por aplicativos para celular. Do mesmo modo que você irá falar, irá receber muitas informações importantes, que podem (e devem) ser usadas pela sua empresa.

Por outro lado, essas ferramentas de fidelização podem funcionar para atrair novos clientes. Afinal, quem não prefere comprar de uma marca que conversa com os clientes? Portanto, use estes canais de comunicação para formar um grupo de fãs da sua marca, e ganhe a oportunidade de cativá-los pela sua mensagem.

Em suma, não tem como negar que a boa comunicação atrai as pessoas. Seja presente, gentil e divertido, e com certeza isso irá ajudar a ter mais clientes. Em um mundo onde cada vez mais as pessoas usam a internet para fazer atividades do dia-a-dia, ter um atendimento com calor humano é a chave para conquistar uma boa posição no mercado.