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Inbound X Outbound: qual a diferença?

Inbound X Outbound: qual a diferença?

Atualmente, muitos ficam em dúvidas sobre qual a diferença entre marketing inbound e outbound. A princípio pode parecer que são completamente opostos e que devemos escolher entre um ou outro. Então no texto de hoje nós mostraremos o ponto forte de cada um e como e quando usar cada um.

Antes de mais nada, devemos observar que estes são nomes novos para ideias que já usamos há muito tempo. Leia o post de hoje para entender melhor as diferenças entre os dois modelos.

Outbound Marketing

De antemão, escolhemos começar por este por conta de todos estarem mais familiarizados com este modelo. Podemos entender outbound marketing como toda e qualquer ação ativa para divulgar sua empresa, produto ou serviço. Um ponto em comum é a interrupção de alguma experiência do público-alvo, como:

  • Anúncios
  • Vídeos comerciais
  • Patrocínios
  • Telemarketing
  • E-mail marketing

Conforme a lista acima, sempre que você transmitir uma mensagem sem o consentimento do cliente, trata-se de outbound marketing. Dessa forma alguns podem pensar que isso é ruim, mas na verdade é algo muito importante para todas as empresas, se feito de forma sutil e personalizada. Do mesmo modo que devemos reforçar a imagem da empresa para os clientes atuais, é preciso atrair a atenção de novos leads.

Inbound Marketing

Em contrapartida, neste modelo a ideia é atrair o interesse do cliente por meio de seu conteúdo ou valor oferecido. Ao contrário do modelo anterior, neste caso a sua mensagem é o conteúdo principal e deve ser produzido de forma que traga o cliente para o seu conteúdo e gere engajamento. Agora iremos listar alguns exemplos:

  • Blogs,
  • Podcasts,
  • Vídeo,
  • E-Books,
  • Newsletters

Tal qual você pode observar na lista acima, o ponto mais importante é criar bom conteúdo e promovê-lo em diferentes meios e ferramentas.

Inbound x Outbound

Conforme você pode imaginar, ambas as ferramentas tem local e hora para sua empresa utilizar. Juntas, estas visões de marketing irão atrair e manter a atenção das pessoas no que sua empresa faz.

Portanto, o ideal é ter dentro da sua equipe pessoas trabalhando nos dois tipos de abordagem. Dessa forma você terá a atenção tanto de quem normalmente não viria por conta própria, quanto daqueles clientes que estão procurando conteúdos que sua empresa oferece.

Por fim, a Formiga Marketing é especialista em trabalhar a sua marca usando ambas. Mais do que inbound x outbound, nossa visão é de que o mais importante é colocar a sua empresa se posicione estrategicamente, com vantagem competitiva e gerando oportunidades de vendas e relacionamento.