Blog

Matriz Ansoff aplicada ao seu negócio

Matriz Ansoff aplicada ao seu negócio

Um grande diferencial para obter sucesso é ter a Matriz Ansoff aplicada ao seu negócio. À primeira vista pode parecer difícil, mas ao decorrer do tempo este tipo de cuidado irá trazer grandes resultados. Antes de mais nada é importante falar sobre do que se trata. Este modelo foi criado pelo professor Igor Ansoff e serve para analisar possíveis estratégias.

Em outras palavras, é um método que avalia quatro pontos muito importantes para avaliar se produto terá sucesso no mercado. É importante frisar que este é um panorama geral e que abrange a maioria dos casos. Confira um modelo gráfico que exemplifica como funciona a Matriz Ansoff:

Matriz Ansoff

Nos próximos parágrafos iremos falar um pouco sobre cada um e como saber qual estratégia é a mais parecida com o momento da sua empresa.

Penetração de Mercado

Em primeiro lugar, é importante refletir sobre o quanto seu produto ou serviço se adéqua ao que o mercado procura. Desta forma, suas preocupações estarão mais voltadas à venda, fidelização e publicidade da sua oferta. Um bom exemplo de estratégia de penetração é atualizar um produto já existente ou criar uma nova versão deste.

Desenvolvimento de Produtos

Em contrapartida, neste tópico é ponderado sobre o lançamento de um produto novo em um mercado que já existe. Este cenário traz em si outras preocupações, como o risco da não aceitação. Os produtos que estão posicionados dessa maneira precisam de um foco especial na geração de valor. Nesse sentido é importante trabalhar com a ideia de que este produto irá mudar a forma como as pessoas vivem ou se relacionam com este tipo de solução.

Desenvolvimento de Mercado

Agora iremos falar de um cenário diferente: lançar uma versão de algo existente em um mercado novo. A meta nesse tipo de estratégia é entender profundamente as necessidades dessa categoria de cliente e pensar sobre como a sua solução que atende um mercado diferente pode ser bem aceita neste novo contexto. Por vezes o ponto principal é fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e dores destes novos clientes e encontrar a melhor forma de abordar este público.

Diversificação

Por fim o mais difícil: lançar um novo produto em um mercado desconhecido. Neste caso é essencial ter uma estratégia de marketing robusta, que consiga despertar a curiosidade e necessidade no público abordado. Em seguida, propomos que se tenha um trabalho cuidadoso nas redes sociais e canais de atendimento, para colher os feedbacks passados e aprimorar a estratégia inicial.

Em síntese, utilizar esta técnica para planejar o lançamento do seu produto é a melhor forma de aumentar suas chances de sucesso. Devemos sempre olhar para as oportunidades e fazer de tudo para aproveitar a maior parte delas. Com um bom plano, a sua empresa irá atender os clientes de forma cada vez mais eficaz, e assim conseguir que eles sejam fiéis a sua marca. Fique de olho no blog da Formiga Marketing, nós sempre postamos conteúdos que ajudam a sua empresa a se atualizar e renovar.