Blog

Recursos para melhorar o atendimento ao cliente

Recursos para melhorar o atendimento ao cliente

Constantemente falamos sobre a importância de prestar um bom atendimento ao cliente. Contudo, esta é uma tarefa que exige muita dedicação, profissionalismo e recursos adequados para ser colocada em prática. Em um mercado cada vez mais digital, existem muitos sites e ferramentas que auxiliam a empresa que busca melhorar a comunicação com o cliente.

Nesse sentido, falaremos sobre como você pode melhorar o seu relacionamento com o mercado através de um bom atendimento. Assim como, daremos algumas dicas de ferramentas e de boas práticas que devem ser seguidas para obter o melhor resultado na relação com o cliente.

Atenda todas as solicitações e chamados

Antes de tudo, é importante que o cliente seja bem atendido assim que se recebe um chamado. Deve-se colocar à disposição e mostrar para o cliente toda a determinação da sua empresa em resolver o problema. Não devemos tentar adivinhar o que o cliente precisa e sim deixá-lo falar, sem adotar uma postura defensiva.

Então, ao definir qual será o procedimento adotado e instruir o cliente sobre as providências que serão solicitadas, busque ser realista. Não prometa prazos ou ações apenas para “fazer a fila andar”, pois o cliente perceberá e pode sentir que o caso dele não está recebendo a atenção que ele gostaria.

Diversifique os canais para Feedback

Assim como é interessante diversificar os canais de vendas, é igualmente importante oferecer o máximo de opções de canais de comunicação. Atualmente as redes sociais e aplicativos de comunicação são as formas preferidas das pessoas se comunicar, por isso é recomendado estar presente nestas plataformas. Todavia, é importante usar uma linguagem adequada e que a comunicação seja humanizada e objetiva, pois nestes espaços as pessoas não querem um atendimento robotizado e metódico. Desde já, capacite a sua equipe para estar pronta para agir de acordo com estas recomendações, e assim encantar os clientes que buscam tirar uma dúvida ou registrar uma reclamação.

Registre e estude cada chamado

Ao passo que sua empresa receber novos contatos, é importante que estas informações sejam registradas em um sistema próprio para abertura de chamados. Existem algumas opções gratuitas e premium no mercado, com diferentes opções de customização e funcionalidades. O ideal é encontrar a plataforma que melhor atenda as suas necessidades, e que disponibilize relatórios detalhando o desfecho dos chamados, se eles foram atendidos e o prazo médio. Estes indicadores são o que permitem a melhoria do seu atendimento ao cliente, o que irá impactar diretamente na sua imagem no mercado.

Por fim, nunca se esqueça: a venda é o início de um relacionamento, que pode ser duradouro e agradável, ou curto e áspero. O que irá definir se o cliente será fidelizado ou não é a qualidade do atendimento prestado, e como a sua empresa se posiciona. A Formiga Marketing oferece ao mercado o curso A Colheita: O Jeito Formiga de Atender Bem para Colher Lucros, um curso prático completo que auxilia as empresas a planejar e colocar em prática uma estratégia eficaz e bem aceita de atendimento ao cliente. Desse modo sua empresa terá mais sucesso em reter clientes, diminuindo o CAC e melhorando o índice de recompra, o que tem importância fundamental para o crescimento saudável de qualquer negócio.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?