Blog

O que é o canal de distribuição?

O que é o canal de distribuição?

O que é o canal de distribuição? Qual a importância deles na estratégia da minha empresa? Esta é uma das perguntas mais feitas por pessoas que estão começando os seus negócios. Decerto, entender este conceito é a melhor forma de otimizar custos e processos e definir uma boa estratégia comercial e de marketing.

Antes de tudo, tenha em mente que tão importante quanto fabricar um bom produto é conseguir levar ele até o seu cliente com eficiência. Um canal de distribuição é a forma como a empresa para entrega seus produtos ao cliente final, tornando-os disponíveis no lugar certo, no momento necessário e na quantidade ideal. Esse canal pode ser um vendedor externo, um atacadista ou uma rede varejista. Isso depende do modelo de negócio e estratégia da empresa, portanto, tenha em mente que não existe uma regra geral.

Por isso, o time de marketing deve escolher quais são os melhores canais de distribuição, considerando:

  1. agilidade logística;
  2. custo-benefício;
  3. perfil dos consumidores.

Abaixo iremos listar os principais canais e o papel que cada um cumpre na estratégia geral.

Canal direto

Neste modelo a empresa é a única responsável pela entrega dos produtos aos consumidores, sem nenhum intermediário no processo. Em outras palavras, a fabricante assume o papel de convencer o cliente final a fazer a compra por meio de um e-commerce, loja ou vendedores próprios. Em suma, a vantagem dessa forma de trabalho é ter um contato mais próximo com os clientes, além de reduzir os custos dos produtos e ter total controle sobre as vendas.

Canal indireto

Ao contrário do modelo descrito acima, neste formato existem outras empresas que participam do processo. Neste grupo estão distribuidores, atacadistas, varejistas, franqueados e representantes comerciais. A intenção é ter o maior número de formas diferentes de distribuir os produtos e assim atingir um número mais alto de clientes. Esta estratégia pode se dar de três formas:

  • Exclusiva: a empresa seleciona alguns poucos canais de distribuição e firma um acordo de que somente eles poderão vender os produtos;
  • Seletiva: são escolhidos apenas os canais que melhor se adequam ao público-alvo;
  • Intensiva: em síntese, neste modelo o objetivo é escoar o produto pelo maior número de lojas possível, ficando fáceis de ser adquiridos pelos clientes.

Antes de mais nada é importante dizer que você precisa definir qual método irá utilizar de acordo com a estratégia da empresa. Apenas tendo uma visão bem clara do que a empresa deseja conquistar no mercado é que é possível fechar esta questão. Agora eu quero saber: quais canais você utiliza na sua empresa? Deixe nos comentários.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?