Blog

O que é a ética de marketing?

O que é a ética de marketing?

O que é a ética de marketing? Primeiramente, é importante esclarecer um ponto que ainda gera muito preconceito: algumas pessoas acreditam que marketing é sobre mentir para convencer. Ou ainda pior, que para vender o seu produto ou serviço é necessário atacar e denegrir o concorrente. Estas são concepções antigas, mas que ainda hoje permeiam o imaginário das pessoas.

Como podemos mudar isso? Antes de tudo, é importante definirmos o que é marketing e qual o papel dele no mundo dos negócios. Marketing é sobre aumentar participação de mercado, utilizando diferentes ferramentas, que vão desde a embalagem do produto até a escolha dos canais de distribuição.

Neste artigo iremos falar como você deve estruturar o seu departamento de marketing de forma que as pessoas sintam confiança no que sua empresa projeta. Seguem alguns exemplos e dicas. Confira:

Estabeleça uma postura clara

A sua empresa deve entender que ética é sobre inspirar confiança e cumprir com o que é esperado. Busque fortalecer a imagem da sua empresa e prepare os funcionários para reproduzirem isso no dia a dia. Acima de tudo, uma empresa precisa ter uma forma de agir transparente e que respeite os valores da sociedade onde está inserida. Isso precisa estar presente nas campanhas de propaganda, no atendimento ao cliente e em todas as declarações públicas.

Não diminua seus concorrentes

Apesar de parecer uma boa forma de chamar a atenção das pessoas, agir de forma agressiva com as outras empresas do segmento pode pegar mal. Perceba que ao passo que os valores da sociedade mudaram, um tom respeitoso (ou até mesmo improváveis colaborações) em relação aos clientes é algo percebido como de bom tom e uma prática de ética de marketing. Sua empresa deve ter uma concorrência saudável, pois isso é positivo para todos por tirar a atenção dos pontos negativos de cada empresa e promover uma competição por valor agregado.

Não se omita diante de falhas

Definitivamente, todas as empresas estão sujeitas a ter problemas. Sua empresa deve ser transparente sobre pontos fracos, equívocos e futuras melhorias. O seu cliente quer ser bem atendido e estar a par das mudanças, e para isso é importante que você não esconda estes processos de busca por se posicionar de forma melhor. Entenda que há uma grande chance de que isso ajude a sua empresa a ser vista de forma mais humana e por consequência, trazer novos clientes e parceiros.

Em suma, tudo passa por um processo de revisão. Sua empresa deve fazer uma profunda análise de como ela se comunica e se apresenta ao mercado, e buscar ser mais clara e empática. As pessoas querem sentir que existe uma real preocupação em atendê-las, e não que a empresa escolhe cuidadosamente cada palavra apenas para vender mais. E o mais importante: a ética de marketing não é algo que você possa fingir. Você precisa realmente abraçar esta causa e fazer dela uma missão. Os seus clientes e parceiros esperam isso de você, e a comunicação pautada na ética é com certeza a estratégia mais promissora para as próximas décadas.