Blog

O que se espera de um pequeno empreendedor?

O que se espera de um pequeno empreendedor?

O que se espera de um pequeno empreendedor? A princípio, temos um misto de admiração e receio por quem tem coragem de abrir mão da “segurança” de ser assalariado e decide tocar o próprio negócio. Apesar disso, a segunda impressão é de que se trata de uma decisão arriscada, cheia de imprevistos e desafios. Nesse sentido é importante derrubarmos o primeiro mito: isso se aplica a todas as pessoas e empresas. Dessa forma, não há razão para temer ou acreditar que existe um risco maior em trabalhar por conta, se você se planejar.

Nesse post iremos mostrar um pouco sobre como você pode ter uma boa renda investindo em seus sonhos. Primeiramente, é importante você estar de coração aberto para se colocar no lugar de quem toma esta decisão, e deixar seus medos de lado. Vamos conferir:

Organize-se

De antemão é importante encarar um fato importante: trabalhar por conta, mesmo que seja com algo que você gosta, não é hobby. Antes de mais nada, estude o mercado e prepare uma estrutura para administrar seu negócio de forma responsável e profissional. Somente assim você irá conseguir preparar sua empresa de forma que dê lucro e se pague.

Contudo, tome cuidado para não exagerar. Um pequeno empreendedor não dispõe das ferramentas e corpo técnico de uma grande multinacional, por isso evite excesso de burocracia ou procedimentos. Lembre-se que sua empresa está começando e que o excesso de processos pode mais atrapalhar do que ajudar.

Estipule metas

Bem como se deve pensar no presente, é importante que o pequeno empreendedor tenha objetivos para o futuro. Uma empresa deve ser administrada de forma que possa crescer e faturar cada vez mais. Afinal, acelerar a capacidade da empresa em se financiar é o que permitirá um futuro mais confortável para o pequeno empreendedor. Estipule metas e desenhe estratégias para alcançá-las, mesmo que sejam de longo prazo. O importante é você ter um bom plano para os meses e anos seguintes, isso irá fazer com que sua empresa se mantenha crescendo.

Tenha atitude

Bem como planejar, agir é igualmente importante. Um pequeno empreendedor precisa entender que ele é o motor principal do negócio, por isso, precisa agir. A fase de planejamento é importante para evitar erros, porém é a ação que trará os resultados. Faça investimentos, estabeleça parcerias e oferte seu produto ou serviço. Saber vender o seu negócio é muito importante para subir de patamar e conquistar cada vez mais.

Construa relacionamentos

Por fim, ter uma boa relação com seus clientes e fornecedores é algo muito importante para o pequeno empreendedor. Os clientes devem enxergar em você alguém com quem ele pode contar, um consultor. Para tanto, é preciso que você seja cordial, atencioso e prestativo com quem procura seus produtos ou serviços. Tanto quanto, busque construir um bom relacionamento com seus fornecedores. Ao se associar com empresas parceiras você obterá melhores prazos e condições para gerir o seu negócio de forma mais eficiente.

Estas foram algumas das nossas dicas para quem está iniciando a jornada como pequeno empreendedor. Recomendamos que você avalie e considere cada uma com carinho, e sempre que puder, coloque-as em prática. Conte conosco da Formiga Marketing para ajudá-lo a construir um bom plano de marketing, e assim alcançar as suas metas.