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Os novos cargos de vendas (SDR, BDR, SalesOps, Farmer, Closer, Hunter)

Os novos cargos de vendas (SDR, BDR, SalesOps, Farmer, Closer, Hunter)

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os novos cargos de vendas: SDR, BDR, SalesOps, farmer, closer e hunter. Antes de mais nada, saiba que estas siglas e termos são atualizações do tradicional processo de venda que você já tem em sua empresa. Nesse sentido, a criação destas siglas e funções é uma forma de dividir as etapas em pessoas diferentes.

Vender é um desafio cada vez maior. Atualmente o cliente tem muitas opções e formas diferentes de contratar um serviço ou comprar um produto. Atentos a estas mudanças, pessoas em todo o mundo pensam sobre o que pode ser feito para prospectar, abordar e conduzir o cliente até a conversão. No texto de hoje iremos falar sobre estes novos cargos, e as vantagens que esta visão moderna de vendas irá trazer para sua empresa.

SDR – Representante de Desenvolvimento de Vendas

Primeiramente, vamos falar sobre o que acontece antes da abordagem de vendas. O SDR é um profissional que faz parte do time de pré-venda de uma empresa, ou seja, atua em uma fase pré-abordagem. A principal função deste membro do time é qualificar os leads e encaminhar para as próximas etapas do processo. Esta listagem de leads vem das ações de marketing realizadas pela empresa.

BDR – Representante de Desenvolvimento de Negócios

Este profissional também atua em uma etapa anterior à abordagem. O ponto que difere o BDR é que este faz um trabalho ativo de captação de compradores através de ligações, e-mails e redes sociais.

SalesOps – Operações em vendas

Ao passo que existem pessoas trabalhando na captação de potenciais clientes, é necessário alguém organizar e mensurar a eficiência deste processo. O SalesOps é o profissional (ou departamento) responsável por analisar indicadores e outros dados relevantes para gerar melhores resultados em vendas.

Farmer

Ao contrário dos cargos anteriores, este é um profissional da parte operacional das vendas. Assim como o termo propõe, o Farmer é um vendedor focado em cultivar os clientes e mantê-los fidelizados. Esse é uma categoria de profissional fundamental em uma empresa, principalmente em segmentos onde as vendas são recorrentes e periódicas.

Hunter

Em contrapartida, o Hunter é especialista em abordar novos clientes. Com uma abordagem mais incisiva e direta nas vendas, este vendedor deve conhecer muito bem o seu produto e procurar falar com pessoas novas, fazer networking e reuniões.

Closer

Por fim, falaremos de quem cuida do fechamento dos negócios. O Closer de vendas é um profissional que se destaca pela sua capacidade de entender o que o cliente precisa e apresentar uma proposta vencedora. Ele entende do mercado e consegue enxergar a necessidade do cliente com empatia e assertividade.

Em síntese, estes novos cargos são a separação de diferentes etapas de vendas em diferentes profissionais. Ao invés de buscar seis diferentes vendedores para cuidar de todos os processos de forma superficial, as empresas tem preferido montar times com especialistas. Outra vantagem é que ao invés de um ambiente de competição entre vendedores, este formato promove um ambiente de colaboração, um time de vendas.

Portanto, cabe a nós gestores pensarmos sobre nosso processo de vendas e questionar se estamos deixando passar uma boa oportunidade. Ter pessoas capazes, motivadas e com uma boa estrutura ao redor é o ponto mais importante para aumentar as vendas e entender as necessidades do cliente.

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