Blog

Programas de parcerias: valem a pena?

by Pablo
dez , 10
Programas de parcerias: valem a pena?

Frequentemente empreendedores de diferentes segmentos se perguntam se os programas de parcerias valem a pena. Para responder esta pergunta, você precisa pensar sobre o momento que a empresa vive e seus objetivos. Portanto, no artigo de hoje iremos falar sobre mais sobre esta importante ferramenta e como ela pode mudar o ritmo de crescimento do seu negócio.

O que são programas de parcerias?

Desde que a internet passou a fazer parte de nossas vidas, as relações comerciais e profissionais foram mudadas. A linha que separa um cliente ou fornecedor de ser um potencial colaborador é cada vez mais borrada, e relações bilaterais se tornaram mais comuns.

Em suma, um programa de parcerias é quando uma empresa oferece a oportunidade de pessoas físicas ou jurídicas fazerem a intermediação, ou indicação de clientes e negócios. Desta forma, ambos obtêm ganhos e vantagens e conseguem aumentar a participação no mercado.

O que ganho em participar de um programa como esse?

Em síntese, a possibilidade de obter um ganho extra, muitas vezes em uma operação que você já faz em seu dia a dia. Um bom exemplo, é o das agências de desenvolvimento de sites: ao terminar o trabalho de desenhar e programar o site, é necessário hospedar os arquivos em algum servidor. As maiores empresas de host do Brasil oferecem programas de parcerias, remunerando os estúdios conforme eles indicam novos clientes. Sendo assim, ao afiliar ao programa, a agência passará a ter um rendimento adicional vindo de algo que ela já faria.

Da mesma forma que no exemplo acima, existem oportunidades em quase todos os segmentos. Ao definir o quadro de fornecedores, dê prioridade aos que oferecem programas de parcerias. Esta é uma forma de obter uma renda, e muitas vezes, condições especiais em compras futuras.

Eu devo desenvolver um programa para minha empresa?

Assim como qualquer outra decisão, é preciso fazer um bom estudo antes de tomar esta decisão. Entenda que o programa de parcerias carrega consigo uma grande carga de novas rotinas, gestão e organização. A sua empresa precisa ter a estrutura necessária para abrigar um departamento dedicado a cuidar deste negócio.

A oportunidade é clara: a sua empresa terá o apoio comercial de dezenas (ou até centenas) de novos “vendedores”. Além disso, eles irão correr o mercado abordando segmentos e regiões que muitas vezes você não conseguiria com sua equipe. Portanto, esta é uma boa forma de ampliar o seu alcance e trazer novos clientes e mais ganhos para a sua empresa.

Por isso, sugerimos que você conte com o apoio de uma consultoria para a implantação de um programa de parcerias. Na Formiga Marketing temos o programa de desenvolvimento do Plano de Negócios, que irá ser importante para nortear as ações futuras.

Em conclusão, pense sobre ambas as possibilidades. Tanto participar quanto oferecer um programa de parcerias pode ser um divisor de águas para os seus negócios. Mais pessoas falando sobre sua marca, produtos e serviços é algo que ajuda uma empresa a crescer e faturar mais. O importante é ficar atento, e de mente aberta.

Open chat
1
Como podemos te ajudar?
Oi! Podemos te ajudar?