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Táticas para sua loja de roupas e acessórios ser um sucesso

abr , 20
Táticas para sua loja de roupas e acessórios ser um sucesso

Todo mundo sabe que, hoje em dia, vestir-se bem e usar um bom acessório vai muito além dessas simples ações.

Mais do que uma necessidade, vestir-se sempre teve outro papel: o benefício emocional.

Você e sua empresa já pararam para pensar nas vantagens que se vestir bem traz para o seu cliente?

Vestir-se bem abre portas! Do contrário, as pessoas não precisariam se preocupar com alguns códigos sociais e enfrentar o clássico dilema “com que roupa eu vou? ”

Uma roupa e/ou acessório diferenciado falam pelas pessoas. Transmitem uma mensagem, te posicionam no mundo, influenciam na forma como você age e pensa e, sem dúvida, aumentam a autoestima.

A velha máxima de que “a primeira impressão é a que fica” também serve quando se deseja passar uma boa imagem através do seu look. Ao chegar a um lugar, por exemplo, uma pessoa bem-vestida causa boa impressão e chama a atenção de forma positiva. Não importa o que virá depois, mas sua imagem será construída nos sete primeiros segundos após sua aparição e será com base nela que você sempre será lembrado.

Para as lojas de roupas e acessórios, essa realidade é ainda mais presente. As empresas desse setor precisam sempre lembrar isso, uma vez que são fonte de inspiração e será nelas onde as pessoas buscarão se posicionar, encontrar sua identidade, personalidade e essência.

As empresas de roupas e acessórios devem ter esse olhar estratégico, identificando os comportamentos e as necessidades de seus públicos e valendo-se dessa oportunidade para aumentar as vendas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você e seu negócio. Confira!

1. Deixe claro para que você veio

Como sua marca será lembrada por seu cliente? Qual é a sua identidade e como ela se expressa? O cliente que se identifica com sua marca, provavelmente, tem personalidade e essência semelhantes à sua. Um cliente que fala sobre a sua loja, invariavelmente, fala de si mesmo.

2. Conheça seu cliente

Você precisa ter olhar clínico e entender quem é seu cliente: Do que ele gosta? Como se veste? Quais tons de cores prefere usar? Qual é seu estilo?

Conhecendo essas e outras características, você conseguirá atender seu cliente de forma mais assertiva, dar dicas e sugestões, além de gerar um bom relacionamento.

3. Faça tudo para ser notado

Roupas são feitas para serem apreciadas pelos olhos, e sua loja também precisa ser vista.

As pessoas devem conhecer seu produto, e sua loja precisa estar nos olhos de quem compra. Portanto, adote a estratégia do visual merchandising. Uma vitrine bem pensada, além de expressar a identidade da sua marca, chama a atenção e estimula a entrada dos clientes na loja. Outra dica importante é o facing, uma das práticas mais importantes do visual merchandising. Essa técnica leva em conta que o produto precisa estar exposto na direção do olhar do cliente. Estudos mostram que um produto, para ser lembrando pelo consumidor, precisa estar exposto, no mínimo, quatro vezes na arara até que seja percebido.

Por último, trabalhe com os sentidos: desenvolva uma fragrância para sua loja, selecione músicas que serão ouvidas pelos clientes enquanto estiverem nela, escolha a cor ideal para o ambiente, invista em móveis práticos e que tragam conforto e ofereça algum agrado que aguce o paladar, seja um café, água, doces, etc.

A adoção dessas práticas certamente vai estimular a compra e transformar a experiência dentro da sua loja em algo memorável.

4. Invista em iluminação e no layout da loja

Está comprovado: uma loja mal iluminada vende menos. Por isso, invista em uma boa iluminação para sua fachada, sua vitrine e seus produtos.

O layout deve considerar a maior praticidade possível para a circulação de seus clientes em sua loja. Como está a disposição dos móveis? Como os produtos estão expostos? A posição do caixa está boa? O espaço está planejado para ter filas organizadas, caso necessário? O layout estimula o cliente a circular por toda loja até chegar na categoria desejada? Não deixe de considerar esses pontos para fornecer uma boa experiência ao consumidor, desde sua entrada até as compras em sua loja.

5. Fidelize e engaje seus clientes

Quanto mais pessoas falarem bem da sua loja, mais vendas você terá.

Adote ações de marketing de relacionamento, desenhe um plano de incentivo aos seus clientes, pense em mimos, brindes e campanhas que promovam sua marca e produto.

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