Blog

TENHA UM NEGÓCIO MAIS INOVADOR MANTENDO-SE ATUALIZADO

out , 30
TENHA UM NEGÓCIO MAIS INOVADOR MANTENDO-SE ATUALIZADO

Os empreendedores mais bem-sucedidos são bons leitores de mundo. Eles conseguem perceber oportunidades onde a maioria das pessoas veem apenas “coisas”. Para calibrar o olhar para essa capacidade de detectar boas possibilidades, é preciso estar atento ao que acontece à sua volta.

Manter-se bem informado exige certa disciplina, curiosidade e capacidade de interpretação. Por outro lado, saber transformar esses dados soltos no mundo em boas ideias pode modificar a realidade da sua empresa.

Permanecer atualizado em um mundo com cada vez mais excesso e velocidade de informação é muito desafiador. Além disso, não basta apenas ler ou assistir ao jornal todos os dias. É preciso treinar sua leitura para selecionar boas fontes, analisar criticamente as informações e manter seu negócio atualizado em relação a essas novidades.

Por isso, selecionamos 3 tópicos importantes para ajudar você a empreender de forma mais inovadora, seja qual for o seu setor. De quebra, indicamos alguns sites para ajudá-lo na sua missão de ser um empreendedor antenado.

1. ECONOMIA E POLÍTICA

Esses assuntos, muitas vezes, são vistos como difíceis de entender ou entediantes. Existem, porém, os fanáticos que acompanham vidrados cada novidade. Independente de amar ou odiar essa pauta, é inquestionável o seu impacto no mundo dos negócios.

Por isso, a dica é buscar um olhar prático e imparcial sobre o que está acontecendo. Veja alguns exemplos a seguir.

Cotação do dólar:

Como a cotação do dólar impacta no seu negócio? Alguma de suas despesas mensais são influenciadas por ela? Você, seus fornecedores ou clientes têm a competitividade alterada conforme a elevação ou não do câmbio? Que alternativas você tem para se precaver a cenários instáveis?

Projetos de lei:

Existem projetos de lei ou novas resoluções do seu setor que impactam na regulamentação do seu negócio? Isso te trará maiores custos ou economias? Como pretende se adaptar a essa realidade, caso ocorra?

Eleição:

Os candidatos eleitos têm um plano de governo que impacta o seu negócio de qual forma?

Emprego, endividamento, renda e confiança dos consumidores:

Como a fotografia da confiança e acesso à renda das famílias impacta na sua empresa? Como seu portfólio de serviços/produtos está adaptado à realidade atual e futura do país nesse sentido?

Para você ficar antenado nesse tópico, indicamos como fontes: Infomoney, Valor Econômico e Uol Economia.

2. TECNOLOGIA

A tecnologia pode permear muitas áreas de uma empresa. Desde a infraestrutura, os processos e a comunicação, até o produto/serviço que ela comercializa. Seu papel vai desde a economia de tempo e dinheiro até a criação de maior conveniência para o cliente final. Por isso, atualmente, ela tem sido essencial na construção de um diferencial competitivo.

Busque ter um olhar sensato sobre o que há de novo e como cada tecnologia disponível pode lhe ajudar a desenvolver novas ou melhores soluções. Veja alguns exemplos.

Novos recursos e regras de redes sociais:

Essas ferramentas podem te ajudar ou atrapalhar na melhor comunicação com seu cliente? Como você planeja se adaptar a essas mudanças?

Inteligência artificial:

É possível agregar essa tecnologia à sua empresa? Como é possível se comunicar por meio da I.A. de forma mais eficiente, mas sem perder a abordagem humana?

Gamificação (ou Ludificação):

Há como transformar a interação com a sua empresa em algo menos enfadonho? É possível engajar seus funcionários por meio de jogos?

A fim de que você se informe sobre esse assunto, nós recomendamos que fique de olho na sessão de mercado do Canal Tech e na área de tecnologia da Exame. Em inglês, os sites Tech Crunch e Gartner são ótimas referências.

3. TENDÊNCIAS DE CONSUMO

Mais que modinhas passageiras, macrotendências socioculturais são duráveis e têm alto potencial de crescimento. Ou seja, são comportamentos que tendem a se tornar cada vez mais usuais e perdurar por décadas. Eles surgem a partir de uma sequência de acontecimentos e são identificados por profissionais e empresas especializadas em monitorar mudanças de comportamento de consumo pelo mundo.

A detecção e o monitoramento de tendências são utilizados para desenvolver produtos, serviços, marcas e novas abordagens de comunicação. É preciso entender o mundo e antecipar o que deve acontecer para relacionar-se melhor com o mercado e ter melhores resultados. Uma empresa datada, em descompasso com a cultura, costumes e recursos de sua época, por exemplo, está fadada a falir.

Alguns dos melhores sites para você ficar por dentro das tendências são Box 1824, Consumoteca, Think With Google. Para quem domina inglês, não deixe de visitar o Trend Watching, WGSN e Euromonitor.

 

É importantíssimo estar atento a esses sinais de transformação, tanto nas áreas de economia e política, quanto de tecnologia ou comportamento. As tendências contam uma história sobre o futuro do mundo, isto é, informam para onde ele está indo. Portanto, a pergunta é: frente a essa realidade, como sua empresa irá se posicionar?

FALE CONOSCO PARA MAIORES DETALHES!