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Veja como servir cerveja e hambúrguer artesanal sem cair na mesmice

maio , 29
Veja como servir cerveja e hambúrguer artesanal sem cair na mesmice

O produto artesanal está com tudo, e não seria diferente na área de alimentos. Cervejarias e hamburguerias artesanais, por exemplo, são alguns dos negócios em maior ascensão no Brasil. Caso você ainda não esteja convencido disso, dê uma olhada nos números:

– mercado brasileiro de cerveja é o terceiro maior do mundo;

– de 2017 a 2022, segundo o Euromonitor, o segmento de bares e pubs independentes deve crescer 30%;

– de 2012 a 2017, hamburguerias independentes cresceram 74% em faturamento, e até 2022 devem crescer até 34%.

As tendências de consumo de bebidas alcoólicas e alimentos estão caminhando para uma maior premiumrização e busca por experiência sensorial mais rica. Por isso, tem se valorizado cada vez mais produtos com processo de produção artesanal, que estimulam mais os sentidos, resultando em melhor qualidade de sabores. Além disso, entender de boa bebida e boa comida pode ser visto como capital social, uma forma de as pessoas expressarem conhecimento superior e se mostrarem diferentes da maioria (“mainstream”), mas ao mesmo tempo se igualarem ao seu pequeno grupo ou tribo, que contam com o mesmo gosto.

Por outro lado, tem muito empreendedor de olho nessa tendência e querendo surfar nessa onda. Caso você já seja ou queira ser um desses empresários, é preciso aproveitar a oportunidade de forma inteligente. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você não ser “só mais um” nesse mercado e ter mais chance de sucesso a longo prazo.

1. Entenda a fundo seu cliente

Uma das chaves para seu bar ou lanchonete ter sucesso é conhecer bem seu público. Qual sua faixa etária, profissão, renda, hobbies, gostos pessoais para comida, bebida, música e decoração? Tudo isso influencia diretamente no modo como seu produto e serviço devem ser. Se seu cliente é um jovem adulto, estudante universitário, talvez seja mais provável que ele prefira um bar com preço mais acessível, onde possa encontrar os amigos na calçada mesmo. Caso seus consumidores sejam homens e mulheres de meia idade, de alto poder aquisitivo, um ambiente aconchegante e sofisticado, com música ao vivo, pode ser o que mais os atrai.

2. Faça comerem com os olhos

O brasileiro é um público muito visual e ligado à estética. Além disso, o consumidor de cerveja e hambúrguer artesanal normalmente tem mais acesso à informação e, consequentemente, mais referência visual de outras marcas, embalagens e até de arte, como fotografia e cinema. Por isso, para competir por essa atenção, a comunicação visual de seu negócio deve ajudá-lo a ser identificado facilmente, diferenciado dos demais e positivamente lembrado.

O mercado de alimentação fora do lar carrega marcas que representam um verdadeiro estilo de vida, que os frequentadores desejam para si. Reflita: como é o estilo do seu bar e como ele servirá de inspiração para seus clientes? Lembre-se de que, em tempos de redes sociais, o ambiente também deve ser um lugar legal para tirar fotos.

3. De olho na rua

Ainda que a febre dos Food Trucks esteja passando, ir até o seu cliente continua sendo uma boa pedida para quem atua no setor. Entregas em domicílio e lojas móveis em eventos podem ser formas de seu produto ser lembrado e experimentado pelo seu público potencial.

4. O boca-a-boca planejado

O consumo fora de casa normalmente é um alto investimento no orçamento doméstico. Por isso, para não “perderem” dinheiro, as pessoas costumam ir aonde já conhecem a qualidade ou a lugares de que já ouviram falar bem a respeito, seja através de amigos e familiares ou, então, da imprensa ou das redes sociais de famosos.

Além disso, quando o consumo é predominantemente noturno, é comum haver ondas de modismo, em que determinados locais fazem sucesso apenas temporariamente.

Por esses motivos, é fundamental que sua marca sempre esteja bem relacionada com a imprensa e influenciadores de sua cidade. Portanto, tenha uma assessoria especializada nesse relacionamento e participe de concursos de gastronomia com alta repercussão. É importante, também, sempre estimular os clientes regulares a trazerem amigos, de modo que tenham benefícios ao fazer isso.

No entanto, de nada adianta colocar tudo isso em prática e não procurar se reinventar. É preciso trazer novas atrações, promoções criativas, reciclar o cardápio, reformar o ambiente, receber grupos, promover eventos, etc. Para continuar servindo cerveja e hambúrguer artesanal por muitos anos, o ideal é fugir da mesmice para manter o interesse das pessoas por seu negócio. Caso contrário, elas certamente irão ao bar do lado.

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